De acordo com os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), “o setor da construção automóvel está em retoma”, embora ainda “lenta, mas animadora”.

No mês de janeiro de 2015, a produção automóvel cifrou-se em 8.317 unidades.

Para a ACAP, “esta ligeira subida vem [no entanto] atenuar o cenário de quebra nos ritmos de produção registada ao longo de todo o ano de 2016, e remete-nos para valores semelhantes aos de 2015”.

Ainda em janeiro, verificou-se um acréscimo de 116,5% na produção de ligeiros de passageiros face ao mês homólogo, para 8.131 unidades.

Já no segmento de ligeiros de mercadorias foram produzidas 3.906 novas viaturas, representando uma quebra de 8,2% face ao período homólogo, ao passo que nas viaturas pesadas houve um aumento de 86,3%, com 570 novas unidades produzidas.

Quanto aos automóveis produzidos em Portugal, a Volkswagen lidera o ‘ranking’ com 4.303 unidades fabricadas, seguida pela Seat com 2.232, Peugeot com 968 e, finalmente, pela Citroen com 628 veículos.

No caso dos ligeiros de mercadorias, a Citroen lidera com 1.891 unidades, seguindo-se a Peugeot com 1.480 unidades, a Mitsubishi com 273 e a Toyota com 262 novos veículos fabricados.

Segundo a ACAP, os números de janeiro mostram, uma vez mais, o peso que as exportações representam para o setor automóvel já que 96,2% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino a exportação, o que contribui de “forma significativa” para a economia portuguesa.

A Europa continua a ser o mercado para as exportações dos veículos fabricados em Portugal – totalizando 80,4% – com Espanha (17,1%) e Alemanha (15,9%) no topo da lista.

Em termos geográficos o mercado asiático, encabeçado pela China (14,2%), mantém o segundo lugar nas exportações de automóveis “made in Portugal”.

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