“Mais do que arranjarmos o próximo emprego queremos ajudar os candidatos a explorarem outros caminhos, abrindo os seus horizontes na altura de procurarem ou mudarem de trabalho na indústria de tecnologia europeia”, refere Pedro Oliveira, cofundador da ‘startup’ (empresa emergente do setor tecnológico) Landing Jobs, que organiza o festival.

Considerando que “esta é uma oportunidade única para os profissionais de tecnologia de fazerem rumar a sua carreira na direção que mais lhes interessa e entusiasma”, Pedro Oliveira destaca que o evento trará ao país 5.000 oportunidades de emprego, “sendo a expectativa de que muitas das tecnológicas europeias de topo, atualmente à procura de recrutar novos profissionais de qualidade, tragam boa parte destes números”.

Em declarações à agência Lusa, José Paiva, também cofundador da Landing Jobs, adiantou estarem já inscritos no festival cerca de 1.500 profissionais da área, para além de 60 empresas e 30 oradores que, “mais do que ajudar os visitantes a procurar o próximo emprego”, terão como foco nesta edição “potenciar e contribuir para o desenvolvimento das carreiras na área da tecnologia”.

Apresentado pelos promotores como “o maior evento dedicado a carreiras em tecnologia da Europa”, o Landing.careers Festival vai decorrer no Pavilhão de Portugal, em Lisboa, e destaca entre os oradores internacionais convidados nomes como Tom McAdam (‘engineering manager’ na Google), Aral Balkan (fundador da Ind.ie) e Joel Gascoigne (cofundador e presidente do conselho de administração da Buffer).

Já entre as empresas presentes estarão a Edreams, Trivago, OLX, Sky, Bosch, Fujitsu, Microsoft UK, Siemens, KPMG, Novabase, GFI, Farfetch, Aptoide, Feedzai e Uniplaces, entre outras.

Em discussão estarão temas como a robótica, ‘blockchain’ (transações em rede) e o trabalho à distância, estando o evento dividido em três secções distintas, definidas dada a sua relevância para a indústria europeia de carreiras na área da tecnologia: ‘Futuro’ (realidade virtual, inteligência artificial, jogos), ‘Tecnologia’ (programação) e ‘Carreiras’ (cultura, trabalho remoto, orientação).

Instalada em Lisboa e Londres, a Landing.jobs dedica-se ao mercado de emprego tecnológico europeu e tem como missão “intermediar o encontro entre os melhores profissionais na área da tecnologia e as melhores oportunidades de emprego”.