Em declarações à agência Lusa, um dos organizadores da "The Class Conference" em Portugal, Miguel Santo Amaro, cofundador da Uniplaces, plataforma online para alojamento de estudantes universitários, compara o evento ao Web Summit (maior evento mundial na área da tecnologia), sendo que "aqui trata-se dos maiores investidores e de grandes projetos no setor imobiliário em residências de estudantes".

Na primeira vez que se realiza em Portugal, a conferência vai este ano tratar do tema "Building Bridges Over Growing Barriers" (construir pontes sobre barreiras em crescimento), juntando investidores e especialistas na área, que pretendem "construir um ecossistema onde cidades, universidades e o setor imobiliário se juntam de forma a melhorar a experiência dos estudantes na Europa".

"Um terço das pessoas esperadas são investidores internacionais que querem investir no mercado português e prevemos que sejam investidos em Portugal mais de 750 milhões de euros", adiantou Miguel Santo Amaro.

O responsável garante que Lisboa e Porto esperam grandes investimentos, mas também em Coimbra "há uma aposta grande em captar estudantes internacionais".

Apesar de grande parte dos investidores atraídos não terem interesse em alojamento precário, sendo o nível à volta de 1.400 euros de renda mensal, Miguel Santo Amaro assegura que o objetivo do encontro é abranger todos os segmentos.

"Não é que sejam todos ricos e, portanto, temos interesse em crescer o volume de oferta para equilibrar o mercado. Há projetos imobiliários focados no estudante nacional", explicou.

O setor de investimento em residências de estudantes universitários tem, segundo Miguel Santo Amaro, crescido muito nos últimos dois anos e "há uma rentabilidade alta neste tipo de imóveis".

"Há operadores nacionais que veem neste evento uma plataforma de lançamento e visibilidade para dar a conhecer os seus projetos a investidores internacionais", concluiu.

A conferência está agendada para 15 e 16 de novembro, no Convento do Beato, em Lisboa.