O desejo foi manifestado por Francisca Santos, recém-designada pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, como presidente da Comissão Organizadora do IV Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local.

"Um primeiro aspeto tem a ver com a visibilidade do país, porque é um evento de abrangência mundial, que mobiliza pessoas de vários países e diversos níveis, mas, para além disso, esperamos que também tenha impactos a nível socioeconómico", disse a responsável.

Francisca Santos espera também que Cabo Verde ganhe experiência e condições logísticas, nesta que será a primeira vez que vai acolher um evento com essa dimensão em termos de números de participantes.

O Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local (FMDEL) é um evento bianual, cujas edições anteriores aconteceram em Espanha, Brasil e Itália, tendo mobilizado, em média, cerca de 2.400 participantes, provenientes dos quatro cantos do mundo.

Francisca Santos falava à imprensa no âmbito da primeira reunião da comissão organizadora do Fórum, que aconteceu na cidade da Praia, em que outros temas na agenda foi a constituição do regimento, do secretariado executivo e reflexão sobre o local e data exata para a sua realização.

Em relação à data, a presidente adiantou que será entre setembro e outubro de 2017, mas o local ainda não está definido, sendo que outra tarefa da comissão será definir e propor os parâmetros ao Governo cabo-verdiano.

A também ex-diretora-geral da Descentralização e Administração Local adiantou que Cabo Verde, enquanto país anfitrião, irá propor temas para a agenda do fórum, mas referiu que esses ainda não estão definidos.

"Estamos nos trabalhos preparatórios", sublinhou, indicando, porém, que os temas principais em discussão serão os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a agenda 2030.

A presidente da comissão salientou que o Fórum é organizado por Cabo Verde, mas está em causa a África, continente que quer ter um "posicionamento importante" na agenda sobre o desenvolvimento e económico local.

"As outras edições aconteceram na Europa e na América Latina, agora estando em Cabo Verde, deve estar em evidência também África, que deve ter um papel importante", disse, adiantando, que a comissão já fez "algumas abordagens" nesse sentido.

O fórum promove o diálogo global sobre o Desenvolvimento Económico Local, através da partilha de experiências e reforço de alianças entre as partes envolvidas.

É promovido por diversas entidades, entre elas redes globais de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) e Regiões Unidas (ORU FOGAR), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).

RYPE // EL

Lusa/Fim