"Sentimos que, com a proximidade do campeonato da Europa, esta é uma boa oportunidade para a UEFA introduzir a tecnologia de baliza numa grande competição", disse Collina ao site do organismo que dirige o futebol europeu.

Para o dirigente, esta tecnologia "complementaria" o trabalho dos árbitros de baliza, cuja tarefa principal não é "decidir se a bola ultrapassa ou não a linha".

"Efetivamente, são os responsáveis por controlar tudo o que acontece na área em geral, ajudando o árbitro principal a tomar decisões importantes na área", vincou.

Segundo Collina, para julgar as dúvidas quanto a possíveis golos, os juízes deviam "centrar-se na linha antes que a bola chegue", pelo que podiam "perder algo que acontece ao mesmo tempo em outro lugar na área".

"Isto pode reduzir a efetividade da ajuda que se supõe devem prestar ao árbitro. Com a tecnologia da linha de golo, os árbitros assistentes adicionais libertam-se dessa exigente tarefa e podem centrar-se exclusivamente no controlo de outros incidentes em campo", reforçou.

Collina lembrou que "a grande área é a zona mais crucial do terreno de jogo" e que "as ações que aí decorrem têm uma influência decisiva nos jogos".

RBA // NF

Lusa/Fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.