Num almoço com a imprensa, na terça-feira, a empresa subsidiária da EDP recordou os investimentos do ano passado e apresentou o programa para o corrente ano, nomeadamente na expansão de redes de transmissão e distribuição.

A companhia avançou que os projetos em construção das subestações do novo hospital público no Cotai, zona de casinos entre as ilhas da Taipa e de Coloane, e da ilha artificial da nova ponte Hong Kong Zuhai-Macau deverão estar concluídos este ano.

A construção da nova central da CEM em Coloane deverá arrancar no próximo ano, estando prevista a conclusão no final de 2021, num investimento de 3,2 mil milhões de patacas, indicou o presidente da comissão executiva, Bernie Leong.

O objetivo da infraestrutura é aumentar a produção própria, em 30 a 40%, da energia consumida em Macau. Atualmente, mais de 70% da energia é importada da China, cerca de 23% é gerada pela CEM e apenas 3% provém da Incineração de Resíduos Sólidos de Macau, indicou o responsável.

A empresa disse ter instalado mais 43 estações de carregamento para veículos elétricos em oito parques de estacionamento públicos, prevendo até final do ano chegar a mais de 50 postos, alguns dos quais na rua.

Atualmente, existem 121 estações de carregamento para veículos elétricos em 26 parques de estacionamento públicos.

Em março, a CEM anunciou resultados líquidos de 793 milhões de patacas (cerca de 78 milhões de euros), no final do exercício de 2017, mais 47 milhões de patacas do que no ano anterior.

FST // JPS

Lusa/Fim