"O Porto de Maputo tornou-se mais competitivo nos mercados regionais e internacionais com a recente conclusão da dragagem do canal de acesso, permitindo o acesso de navios com porte até 120 mil toneladas", refere-se em comunicado enviado à agência Lusa.

A dragagem do canal de acesso ao Porto de Maputo foi iniciada em 2015 e representou um investimento de 77 milhões de euros.

A obra enquadra-se numa estratégia "que irá permitir que ao porto atingir a meta de manusear 40 milhões de toneladas até 2020", acrescenta o governo.

Associado às obras, está previsto para este ano um investimento de 110 milhões de euros para a linha férrea do corredor de Maputo, que liga o porto à fronteira de Ressano Garcia com a África do Sul.

O pacote inclui a instalação de um sistema centralizado de comando de circulações, o aumento da extensão dos cruzamentos de 1.000 para 1.500 metros, reforço de três pontes e substituição de alguns carris e travessas de betão.

Em função da evolução da procura está prevista a aquisição de três locomotivas de 3.000 cavalos de potência e 100 vagões.

Desde 01 de abril está em fase de testes um comboio de transporte de magnetite, minério que circula desde a África do Sul para ser escoado pelo porto de Maputo.

A composição é composta por 75 vagões, transporta 4.500 toneladas de magnetite por viagem e está a reduzir a quantidade de camiões que circulam diariamente na Estrada Nacional 4, desde Ressano Garcia até Maputo.

O comboio está a circular cinco vezes por semana e o aumento da frequência depende da melhoria das condições operacionais da linha férrea.

De acordo com o ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, citado no comunicado, "o transporte ferroviário está a contribuir para o descongestionamento da Estrada Nacional 4 (EN4) e está também a conferir melhorias na cadeia logística, em geral".

LFO // EL

Lusa/fim

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