"Revimos em baixa a nossa previsão de crescimento para 2018, já que a depreciação e as pressões da inflação devem ter um impacto negativo no consumo privado", escrevem os peritos da unidade de análise económica da revista britânica 'The Economist'.

Na análise mensal à economia angolana, enviada aos investidores e a que a Lusa teve acesso, os analistas dizem que "o PIB deve crescer, em média, 2,4% até 2020 devido ao ajustamento aos preços mais baixos do petróleo, a uma expansão ligeiramente maior no consumo privado e na despesa pública".

A partir daí, acrescentam, "o crescimento deve acelerar ligeiramente, para uma média de 2,9% em 2021 e 2022, já que os preços internacionais do petróleo devem subir cerca de 6,7% ao ano".

No entanto, sublinham, "o investimento fora da área dos hidrocarbonetos vai continuar a ser constrangido pelo difícil ambiente de operações".

Assim, concluem, "o crescimento médio de 2,4% em 2018 é menos de um quarto da taxa registada na década até 2014, e o PIB real per capita deve contrair a uma média anual de 0,8% neste período".

O Governo prevê, no orçamento para este ano, um crescimento de 4,9%.

Para os analistas da Economist, um reequilíbrio da economia que afaste a dependência do petróleo é fundamental, "mas um processo deste género deve ser demorado, mesmo que as autoridades estejam completamente focadas numa reforma em larga escala".

Ainda que o Presidente de Angola, João Lourenço, tenha "um apetite reformador maior do que o esperado, continua por esclarecer se tem vontade - ou se é capaz, dados os interesses instalados - de adotar as reformas duras e a transparência que é necessária para um envolvimento genuíno com o Fundo Monetário Internacional", concluem.

MBA // FPA

Lusa/Fim