"É necessário que o Estado olhe para empresas como uma fonte de receitas e não uma fonte onde vai ter de gastar o dinheiro dos impostos", declarou Adriano Maleiane.

Aquele responsável falava durante uma reunião de gestores de empresas participadas pelo Estado em Maputo, um encontro que serviu para debater estratégias de administração.

Para o governante, quando o país atravessa um período económico difícil, a rentabilização das empresas participadas pelo Estado é de extrema importância para a economia.

Adriano Maleiane exortou os responsáveis de empresas participadas pelo Estado a garantirem uma gestão transparente, como forma de criar um perfil que seja considerado um modelo no mercado moçambicano.

"Estas empresas devem ser um motor para o desenvolvimento. Todas as ações que nós estamos a desenvolver devem estar viradas para isso", acrescentou o governante, que reitera a necessidade de estas instituições serem um "modelo na contribuição para o país".

De acordo com dados oficiais, o Instituto para a Gestão de Participações do Estado (IGEP) de Moçambique tem 120 participações em diferentes sociedades e parte destas empresas estão em processo de reestruturação ou alienação.

EYAC // EL

Lusa/Fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.