"Vamos rapazes. Vamos! Se não terminarmos isto hoje, será nunca mais". O incentivo é do gestor do Estádio Nacional de Cabo Verde, Orlandinho Mascarenhas, a um grupo de rapazes que carrega umas mesas e cadeiras num dos corredores da infraestrutura desportiva.

Tem sido assim há mais de 15 dias, uma azáfama enorme no recinto para equipar salas, montar tendas, limpar corredores, escadas, numa grande mudança que envolveu mais de 300 pessoas.

"Cada serviço que apareceu por aqui, veio com o 'staff' próprio. Tivemos muito mais de 300 pessoas a trabalhar durante este período", contabilizou Orlandinho Mascarenhas à agência Lusa, numa visita guiada a todos os espaços a 24 horas do arranque do evento.

"Tínhamos de reforçar o nosso 'staff', porque 6/7 pessoas era insuficiente para tanto trabalho", salientou, indicando ainda que foram "recrutados" 10 pintores, que "refrescaram" todas as salas e ainda deram "uns retoques" ao exterior.

Quem também está a beneficiar diretamente com a realização do fórum é a população de Benecha, uma zona nos arredores do Estádio Nacional, onde Orlandinho Mascarenhas informou que "foi buscar 10 rapazes e 10 meninas" para os serviços de limpeza e mudanças.

O IV Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local é o maior evento alguma vez realizado em Cabo Verde e Orlandinho Mascarenhas não tem dúvidas que só poderia ser realizado no Estádio Nacional, a "casa" da seleção cabo-verdiana de futebol.

"Somos suspeitos para dizer isso, mas um espaço para fazer este evento condignamente, pelo menos aqui na Praia, acho que não existe. Para não ser um bocado ingrato com as outras estruturas, porque não sei se os hotéis do Sal e da Boavista teriam capacidade de fazer isso, mas aqui na Praia garanto que não haveria nenhum outro espaço para fazer este evento de uma forma condigna", afirmou o gestor.

Para que tudo isso pudesse acontecer, o Estádio sofreu a sua maior modificação e teve de adaptar os balneários, refeitórios, camaratas, onde foram criadas salas de conferências, de imprensa, de exposições, secretariado, postos de polícia, bombeiros e proteção civil.

"Todo o material do Estádio Nacional - cadeiras, mesas - foi cedido ao evento para que pudesse acontecer de uma forma condigna", prosseguiu Mascarenhas, indicando que serão utilizadas mais de 200 mesas e mais de 5.000 cadeiras durante os quatros dias.

Além de eventos desportivos, o gestor avançou que o Estádio já foi palco de conferências, fóruns pequenos, batizados, casamentos, aniversários, numa zona dedicada à realização de eventos, mas não com esta dimensão. "Mas neste evento é todo o Estádio", notou.

"É mais uma prova de fogo para Cabo Verde, mostrarmos que temos aqui empresas de iluminação, som, eventos, que são capazes de montar um grande evento como este", afirmou.

A maior preocupação na realização de eventos em estádio de futebol em Cabo Verde tem sido a relva sintética, mas Orlandinho Mascarenhas garantiu que a do Estádio Nacional foi salvaguardada, já que a tenda principal foi instalada fora do recinto de jogos de futebol.

O responsável acredita que, "aos poucos", Cabo Verde está a entrar no mercado internacional de organização de grandes eventos e que, depois do fórum mundial, haverá um "antes e um depois" do Estádio Nacional, já que muita gente agora vai ter ideia da sua "dimensão e versatilidade".

"Da nossa parte, fizemos tudo para que fosse um grande evento, que abraçámos desde a primeira hora, porque somos os grandes beneficiários porque a partir de amanhã o Estádio Nacional vai estar nas bocas do mundo", projetou.

Além disso, Orlandinho Mascarenhas salientou que o evento vai mostrar outras valências, publicitar Cabo Verde, e espera que o país consiga "mostrar que tem capacidade de fazer um grande evento como este fórum mundial".

Quanto aos custos, disse que o Estádio não cobrou nada porque o fórum é realizado pelo Governo cabo-verdiano, mas salientou a necessidade de salvaguardar a infraestrutura, porque "não quer ter custos após a realização do evento".

"Tudo já foi testado. Está tudo pronto para que não tenhamos nenhum sobressalto durante estes quatro dias", terminou Orlandinho Mascarenhas, informando ainda que o estádio tem depósito com capacidade para 600 toneladas de água e dois grandes geradores de eletricidade a postos.

O Estádio Nacional de Cabo Verde, financiado pela China em 12,6 milhões de euros, foi inaugurado em agosto de 2014, na zona de Monte Vaca, Achada São Filipe, arredores da Praia.

Com capacidade para 15 mil espetadores, o recinto está ainda equipado com iluminação, câmaras de vigilância, pistas de atletismo, balneários, cabine de imprensa, parque de estacionamento, entre outros espaços e valências.

O IV Fórum Mundial de Desenvolvimento Local arranca na terça-feira com a presença de mais de 80 países, incluindo Portugal, mais de 2.000 mil participantes e 190 conferencistas.

Em declarações à Inforpress, o porta-voz da Polícia Nacional, Domingos Rosa, avançou que a segurança do fórum será garantida por mais de 700 efetivos, que vão dar especial atenção ao perímetro do evento, aos bairros e às localidades com atividades descentralizadas.

RYPE // EL

Lusa/Fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.