No início do ano, a Ango-Real, Macon e SGO, responsáveis cada uma pelo transporte de uma média diária de 500 passageiros anunciaram a retirada temporária de circulação dos seus autocarros que ligam Luanda e o interior do país.

O diretor-geral do INEA, António Resende, assegurou na quinta-feira que o pavimento do referido troço, na Estrada Nacional 120, tem cerca de nove anos, estando por isso na reta final do seu tempo de vida útil.

Explicou que aquela estrada será enquadrada num programa de reabilitação, cujo projeto, que prevê a alteração da estrutura do pavimento e o alargamento da faixa de rodagem de nove para 11 metros de largura, já está executado.

"Pensamos recuperar aquela estrada com um tipo de estrutura de pavimento superior a que tem, por causa até do próprio tráfego que transita naquela via. É uma via muito solicitada e nós em 2006 acabamos por aproveitar a estrutura do pavimento existente e fazer a melhoria daquela via", explicou.

Segundo António Resende, para a execução da obra será necessário um novo enquadramento no programa de investimentos públicos.

"Aí sim arrancarmos com um novo projeto de recuperação da estrada por ela ter praticamente atingido o seu tempo de vida útil", sublinhou.

A Estrada Nacional 120 liga as províncias de Luanda, capital do país, ao Huambo, Bié e Cuando Cubango.

NME // VM

Lusa/Fim