Adérito da Costa, que era o segundo vice-presidente do Parlamento Nacional, foi eleito com 51 votos a favor, nove contra, um nulo e uma abstenção.

Jornalista entre 1993 e 2007, primeiro no jornal Suara Timor Timur (depois Suara Timor Lorosae) e posteriormente no Timor Post, Adérito Hugo da Costa, de 47 anos e natural de Same, em Manufahi, é licenciado em comunicação social.

Deputado desde 20 de julho de 2012, foi fundador do diário Timor Post, presidente da Fundação Timor Beran e membro do Conselho de Administração da Radio Difusão de Timor-Leste. Foi ainda presidente da Comissão de Jurisdição do Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste (CNRT) e membro do Grupo de Amizade do Parlamento de Timor-Leste - Japão.

A eleição de Adérito Hugo da Costa foi feita depois de o seu antecessor, Vicente da Silva Guterres, surpreender hoje o plenário ao renunciar ao cargo, momentos antes de uma votação que iria, quase certamente, determinar a sua destituição.

Vicente da Silva Guterres, que começou a sua vida política na UDT, é militante do CNRT desde 1998, ocupando um cargo na comissão diretiva desde 2007. Foi deputado da Assembleia Constituinte de Timor-Leste em 2001 e 2002, antes da restauração da independência, deputado entre 2002 e 2007, primeiro vice-presidente do parlamento entre 2007 e 2012 e presidente do Parlamento Nacional entre 2012 e hoje.

No período entre 11 e 13 de fevereiro de 2008, depois do atentado contra José Ramos-Horta, foi Presidente da República interino.

No discurso em que se despediu do Parlamento Nacional como presidente Vicente da Silva Guterres deixou um agradecimento especial aos funcionários timorenses e aos assessores internacionais que o apoiaram nos últimos anos. Em especial agradeceu à sua assessora pessoal, Cristina Ferreira, assessora jurídica da Assembleia da República portuguesa, que desde julho de 2012 foi o seu braço direito.

ASP // MP

Lusa/Fim