"O cenário atual dos projetos de investimento implementados por empresas portuguesas nos diversos setores de atividade económica em Moçambique apresenta uma visibilidade de destaque", afirmou Nyusi, falando durante um almoço com empresários portugueses e moçambicanos e que contou com a presença do chefe de Estado de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

As empresas portuguesas, prosseguiu o Presidente moçambicano, concorrem para a criação de mais postos de trabalho, aumento de renda das famílias, formação de capital humano e transferência de conhecimento e tecnologia.

"Não obstante estes avanços, queremos partir para uma nova etapa do nosso já tradicional relacionamento económico, queremos cimentar uma cooperação mais vigorosa e diversificada na economia, que permita explorar as vantagens comparativas e competitivas de Moçambique e de Portugal", declarou Filipe Nyusi.

Num momento em que Moçambique é assolado por um conflito militar no centro do país, Nyusi apontou a manutenção da paz como prioridade do seu Governo, considerando a estabilidade uma premissa para o desenvolvimento social e económico.

"As prioridades do Governo de Moçambique estão direcionadas para a manutenção e preservação da paz e estabilidade, bem como a promoção do desenvolvimento social e económico inclusivo", sublinhou o chefe de Estado moçambicano.

Sobre a crise económica e as preocupações suscitadas nos últimos dias pela descoberta de avultadas somas de dívida contraída pelo Governo do seu antecessor Armando Guebuza, Filipe Nyusi afirmou que os moçambicanos não estão desesperados, manifestando confiança na resolução do problema.

"Acreditamos que vamos ultrapassar este momento, para o bem de todos, nós, os moçambicanos, encaramos os desafios como oportunidade para dar o salto qualitativo", afirmou Filipe Nyusi.

PMA // PJA

Lusa/Fim