A Comissão Nacional dos Mercados e da Concorrência (CNMC) anunciou hoje que sancionou a empresa com uma multa de 400 mil euros, por considerar que a Galp violou o direito dos consumidores de escolha do operador de eletricidade e gás.

Contactado pela agência Lusa, o porta-voz da Galp esclareceu que a decisão da CNMC "refere-se a factos alegadamente ocorridos em 2012, unicamente no âmbito da atividade da comercializadora em Espanha em que participou até outubro de 2015".

"A Galp encontra-se a analisar a decisão e reagirá através dos procedimentos legais aplicáveis em Espanha para demonstrar que não é responsável por aqueles factos", disse.

De acordo com a CNMC, em 2012 foram recebidas diversas denúncias de consumidores contra a Galp, nas quais os consumidores se queixavam de que os comerciais da empresa portuguesa conseguiam alterar o fornecimento do gás e da eletricidade sem o devido consentimento dos consumidores, explica a CNMC em comunicado citado pela agência Efe.

Além disso, continua, o número de telefone de apoio ao cliente disponibilizado pela Galp, em muitas ocasiões, consistia num tarifário de chamadas de valor acrescentado.

O procedimento sancionatório da CNMC está datado de 21 de maio.

ICO// ATR

Lusa/Fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.