Numa mensagem publicada na página do Governo timorense, o ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros adiantou que o executivo "envia uma mensagem de solidariedade ao Governo e ao povo de Espanha" e "apresenta as suas condolências às famílias e amigos daqueles cujas vidas foram tão injustamente afetadas".

O Governo de Timor-Leste enviou também "uma mensagem ao Rei de Espanha, Filipe VI, e ao Presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, manifestando profunda comunhão com o sentimento de horror e pesar pelo terrível acontecimento".

"Os nossos corações estão com a população de Espanha e com todas as de outras nacionalidades que foram vítimas destes terríveis ataques", afirmou o primeiro-ministro, Rui Maria de Araújo, citado pelo comunicado.

"O Governo deixa também uma palavra de reconhecimento e louvor ao trabalho feito pelos elementos de intervenção da comunidade autónoma da Catalunha e pelas forças de segurança espanholas, nestas circunstâncias de extrema dor e perturbação", pode ler-se na mensagem.

Espanha foi esta semana alvo de dois ataques terroristas, em Barcelona e em Cambrils, na Catalunha, que fizeram 14 mortos e 135 feridos, com a utilização de viaturas que atropelaram pessoas indiscriminadamente.

A lista de vítimas mortais do ataque em Barcelona inclui duas portuguesas, uma mulher de 74 anos, residente em Lisboa, e a sua neta, de 20.

Em Barcelona, o ataque ocorreu na quinta-feira à tarde, nas Ramblas, uma avenida muito frequentada por turistas.

Na madrugada de sexta-feira, cinco homens num automóvel atropelaram um grupo de pessoas em Cambrils, uma estância balnear a cerca de 100 quilómetros de Barcelona, fazendo um morto e cinco feridos.

Os dois ataques foram reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico (também conhecido pelo acrónimo árabe Daesh).

FYM // PJA

Lusa/fim