Falando em conferência de imprensa no final da sessão semanal do Conselho de Ministros, o porta-voz do órgão, Mouzinho Saíde, afirmou que o Governo aposta para o próximo ano na redução do défice de produção agravado este ano pelas calamidades naturais.

"Para fazer face ao atual cenário macroeconómico, o Plano Económico e Social 2017 irá desenvolver ações que elevem a qualidade do sistema financeiro e cambial nacional, tendo como objetivo principal a preservação do valor da moeda nacional e da estabilidade macroeconómica", declarou Saíde.

A manutenção de medidas restritivas na despesa pública, incremento da receita e continuação de reformas fiscais são também parte das prioridades macroeconómicas do executivo, prosseguiu o porta-voz do Conselho de Ministros de Moçambique.

No plano social, indicou Mouzinho Saíde, o Governo irá privilegiar a expansão e melhoria de qualidade dos serviços de saúde e de educação, através de uma maior afectação de recursos.

Moçambique é atualmente assolado por uma crise económica e financeira provocada pela queda do preço das matérias-primas, quebra da produção interna, devido às calamidades naturais, redução do investimento estrangeiro, aumento da inflação, desvalorização do metical e escalada da dívida pública.

A crise económica é também influenciada pelas restrições na produção e circulação de pessoas e bens devido a confrontos entre as Forças de Defesa e Segurança e o braço armado da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), devido à recusa do principal partido de oposição de aceitar a derrota nas eleições gerais de 2014.

PMA // APN

Lusa/Fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.