Caças F-16 israelitas sobrevoaram a Faixa de Gaza e "lançaram mísseis sobre posições militares, locais de treino e túneis na zona este de Gaza", descreve o Hamas num comunicado citada pela agência de notícias Efe, sem referir se há feridos.

O gabinete de informação do exército israelita confirmou que "aviões da Força Aérea de Israel atacaram objetivos militares específicos da organização terrorista Hamas".

O exército também afirma que detetou o lançamento de um foguete a partir de Gaza esta tarde, que desencadeou alarmes antiaéreos na região israelita de Shaar HaNegev.

Os ataques de Israel foram a resposta a uma explosão que, à passagem de uma patrulha na fronteira entre a Faixa de Gaza e Israel, deixou quatro soldados feridos.

"O incidente de hoje na fronteira de Gaza é grave. Responderemos em conformidade", prometeu o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.

A explosão ocorreu no meio de alertas sobre um aumento da tensão em Gaza, onde há uma deterioração das condições económicas e humanitárias, que pode levar a um novo conflito armado entre Israel e o Hamas, que controla o território.

Israel e o Hamas mantêm um cessar-fogo desde 2014, mas este tem sido marcado por ataques pontuais a partir de Gaza, a que Israel responde com represálias contra alvos no enclave.

SP (EO) // ANP.

Lusa/fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.