Carlos Saky, vice-presidente do Partido Democrático (PD), foi um dos primeiros a reagir, ao publicar uma mensagem na sua página na rede social Facebook a felicitar Lu-Olo.

Francisco Guterres Lu-Olo foi apoiado pelos maiores partidos timorenses Fretilin (Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente) e CNRT (Congresso Nacional para a Reconstrução de Timor-Leste).

"Parabéns ao Dr. Francisco Guterres Lu-Olo, presidente eleito da RDTL para o período 2017-2022. Espero que a República Democrática de Timor-Leste sob liderança do Dr. Lu-Olo possa fazer tudo para melhorar a vida de todos os timorenses", escreveu.

Quando estão contados 83,33% dos votos, pelo Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), Lu-Olo lidera destacado a contagem, com 247.756 votos ou 58,3% do total muito à frente do segundo classificado, o ministro da Educação, António da Conceição, que tem 134.466 votos ou 31,64% do total.

O vice-ministro do Comércio, Indústria e Ambiente, Constâncio Pinto, foi dos primeiros a saudar Lu-Olo pela vitória.

"Parabéns ao Dr. Francisco Guterres Lu-Olo pelo êxito nas eleições presidenciais em que foi eleito Presidente da República 2017-2022. Parabéns ao povo de Timor-Leste por ter participado em paz na festa da democracia. Viva a democracia", escreveu na rede social no Facebook.

Francisco Guterres Lu-Olo lidera, desde o início da contagem, os resultados oficiais provisórios e quanto estão apurados 80% dos votos, de acordo com o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE).

O STAE contabilizou já os resultados de 556 dos 696 centros de votação e somados 415.953 votos, dos quais 406.453 (ou 97,72%) são válidos.

Estes dados incluem informação final provisória de vários municípios (seis dos 12), da região especial de Oecusse-Ambeno e dos três centros de votação no estrangeiro (Sydney, Darwin e Lisboa), onde a contagem já terminou.

Quando estão contados 80% dos votos, segundo o STAE, Lu-Olo lidera destacado a contagem, com 238.968 votos ou 58,79% do total - praticamente desde o início da contagem que o seu apoio tem ficado em torno aos 60% - muito à frente do segundo classificado, António da Conceição, que tem 126.780 votos ou 31,19% do total.

Ainda que dados finais estejam por apurar, a taxa de participação - tendo em conta os valores já conhecidos - deverá rondar os 70% o que implica que tenham votado cerca de 520 mil eleitores, dos quais cerca de 97% foram votos válidos, ou cerca de 510 mil votos.

ASP // EJ

Lusa/Fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.