"Na quinta-feira, assumirei o cargo de ministro da Casa Civil se o Supremo Tribunal Federal aprovar, para poder ajudar Dilma [Rousseff, Presidente do Brasil]", afirmou, num discurso, citado no portal do seu partido, o Partido dos Trabalhadores, no poder.

"Devemos garantir a capacidade de governação de Dilma", declarou, num encontro na cidade de Fortaleza.

Dilma Rousseff designou, a 16 de março, Lula da Silva para o cargo de ministro da Casa Civil, para reforçar a sua equipa.

A nomeação foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal, depois de a oposição ter argumentado tratar-se de uma manobra para o ex-Presidente escapar à prisão preventiva.

Lula da Silva é acusado de corrupção e branqueamento de capitais, no caso de corrupção na petrolífera estatal Petrobras.

Cabe ao Supremo Tribunal Federal decidir, em definitivo, sobre a entrada ou não de Lula da Silva no Governo de Dilma Rousseff.

A Presidente do Brasil tenta obter os apoios parlamentares necessários para evitar a sua destituição, mas o seu campo de ação foi fragilizado após o anúncio, na terça-feira, da saída do Governo do seu principal aliado, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro, que passou para a oposição.

A comissão parlamentar designada para se pronunciar sobre a continuidade ou não de Dilma Rousseff no cargo deverá tomar uma posição a 11 de abril.

ER // ATR

Lusa/Fim