O anúncio foi avançado hoje pelo secretário Regional das Finanças da Madeira, Rui Gonçalves, que se encontra em Cabo Verde para participar nas jornadas de apresentação de projetos aprovados na primeira convocatória do Programa Operacional de Cooperação Territorial Madeira - Açores -Canárias.

"A minha presença [nas jornadas] é um sinal político da importância que o Governo da Madeira dá à cooperação com as regiões da Macaronésia e em particular com Cabo Verde", disse Rui Gonçalves.

A Madeira participa em 33, alguns em conjunto com Cabo Verde, dos 56 projetos aprovados.

Rui Gonçalves disse ainda ser intenção do governo regional "aprofundar a cooperação em áreas em que possa haver ganhos mútuos para as regiões".

"Madeira e Cabo Verde têm situações que são comuns. A orografia de algumas ilhas, a questão da saúde pública de determinados insetos que têm que ser analisados e feita investigação para prevenir doenças, mas também a questão cultural e da formação. Há muito trabalho que pode ser feito em parceria", disse.

O secretário regional das Finanças adiantou que já, a partir do próximo ano letivo, cinco estudantes de Cabo Verde vão estudar na Universidade da Madeira e que existe a expectativa de que estudantes e professores da Madeira possam deslocar-se a Cabo Verde.

Ainda este ano, em outubro, estarão em Cabo Verde médicos, enfermeiros e bombeiros madeirenses para dar formação.

"Temos infelizmente fenómenos naturais que são comuns e temos também infelizmente tido que ganhar experiência de uma forma muito significativa com os eventos que temos tido e vamos passar essa experiência para Cabo Verde para que possam combater os flagelos de vez em quando nos fustigam", disse.

O programa europeu de cooperação para as regiões ultraperiféricas de Espanha e Portugal 2014-2020 aprovou 56 projetos, num valor estimado de 54 milhões de euros.

Além das regiões portuguesas e espanhola, participam no programa como países convidados o Senegal, a Mauritânia e Cabo Verde, que entra em 42 dos 56 projetos aprovados, envolvendo mais de 80 entidades e organizações.

Estas regiões têm ao dispor para este período valores globais de mais de 126 milhões de euros de fundos europeus (FEDER, Interreg) para o financiamento de projetos.

CFF // EL

Lusa/Fim