No final da cerimónia, Marcelo Rebelo de Sousa dirigiu-se a um grupo de 23 antigos combatentes da Frelimo que estavam perfilados num dos lados da praça e cumprimentou-os um por um.

Um desses antigos combatentes, Mapuno Lpico, de 69 anos - da mesma geração do chefe de Estado, que tem 67 - agradeceu o gesto com palavras afetuosas.

"Agradeço sermos saudados pelo Presidente da República de Portugal. É o nosso pai, é o nosso irmão", declarou o antigo combatente aos jornalistas.

Por sua vez, o Presidente português disse que quis "prestar homenagem àqueles que lutaram pelo grande Estado de Moçambique".

Nesta visita de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa regressa como Presidente da República a um país que visitou muitas vezes ao longo da vida, a primeira das quais quando tinha 19 anos e o seu pai, Baltazar Rebelo de Sousa, era governador-geral da então província ultramarina, em plena guerra colonial.

Após a cerimónia de deposição de flores, o chefe de Estado foi cumprimentar os grupos de danças tradicionais moçambicanas que o receberam à chegada, e que se estendiam ao longo da estrada em frente ao monumento da Praça dos Heróis Moçambicanos.

Declarando-se "muito emocionado", Marcelo Rebelo de Sousa começou junto a um grupo de homens que dançavam o xigubo, uma dança guerreira do sul de Moçambique, e depois seguiu parando junto a cada um dos grupos.

Pelo caminho, ouviu uma canção de boas-vindas de um grupo de mulheres: "Boas vindas, De Sousa, na chegada a Moçambique. Como está em Portugal, nós estamos bem de saúde".

IEL // ZO

Lusa/Fim