"Vinte e cinco magistrados do Ministério Público e Judicial de secções comercial e cíveis" receberam uma primeira vaga de formação "na semana passada", anunciou hoje fonte governamental.

A parceria entre Governo de Moçambique e o Grupo Banco Mundial pretende que "os magistrados façam uma aplicação mais acertada e expedita" para reduzir "o tempo e o custo associados".

Moçambique aprovou em 2013 um decreto-lei que institui o Regime de Insolvência e Recuperação de Empresários Comerciais, uma ação considerada pelo BM como fundamental para a melhoria do ambiente de negócios no país.

Moçambique ocupa a 65.ª posição a nível mundial e a quinta a nível da região da África Subsaariana no indicador relacionado com insolvências e recuperação do relatório "Doing Business" do BM.

O novo dispositivo legal veio introduzir um processo de recuperação judicial e um mecanismo de recuperação extrajudicial, bem como esclarecer regras para a nomeação e qualificação dos administradores das insolvências, além de reforçar os direitos dos credores.

O BM é parceiro do governo moçambicano na formação de juízes e procuradores, administradores de insolvência e na elaboração da regulamentação necessária para completar o quadro legal existente no País.

LFO // EL

Lusa/fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.