Olga Mondlane indicou que o dinheiro será usado para a construção de casas destinadas às 600 famílias que serão retiradas dos postos administrativos da Moamba-sede, Ressano Garcia e Sabié, na província de Maputo, sul de Moçambique.

"Os estudos para o reassentamento já foram concluídos, tal como o processo de consulta com as comunidades abrangidas", acrescentou Olga Mondlane.

O Governo central, prosseguiu a porta-voz, está a envidar todos os esforços, visando mobilizar os fundos necessários para o reassentamento das famílias.

Com a Barragem de Moamba Major, o Governo moçambicano pretende reforçar a capacidade de abastecimento de água às cidades de Maputo e Matola, bem como aos distritos de Boana e Marracuene.

Segundo dados do executivo moçambicano, o empreendimento terá capacidade para armazenar 760 milhões de metros cúbicos de água por ano e potencial de gerar 15 megawats de energia elétrica.

A infraestrutura está orçada em 466 milhões de dólares (417 milhões de euros) e a conclusão das obras está prevista para 2019.

PMA // VM

Lusa/Fim