Dois organismos internacionais já manifestaram disponibilidade em financiar o crescimento daquele programa de apoio, referiu Olegário Mbanze, diretor nacional de Desenvolvimento Rural, citado hoje pelo diário moçambicano Notícias.

O anúncio surge no dia em que 42 pequenos agricultores com vertente comercial da província de Nampula subscrevem na capital provincial contratos de financiamento e de negociação da produção da próxima campanha agrícola.

O Sustenta abrange projetos de pequenos produtores em dez distritos das províncias de Nampula e Zambézia e prevê-se que passe também a beneficiar Cuamba e Mecanhelas, no Niassa.

Segundo o dirigente, a ambição passa por fazer com que a iniciativa abranja todo o país.

O programa Sustenta foi lançado em fevereiro pelo presidente moçambicano, Filipe Nyusi, com um apoio de 16 mil milhões de meticais (216 milhões de euros) do Banco Mundial.

Como forma de resistir aos altos índices de pobreza e à desnutrição crónica, a maior parte da população moçambicana, que vive em zonas rurais, recorre à agricultura de subsistência como único meio de sobrevivência.

O Governo moçambicano, que definiu a agricultura como uma prioridade da economia moçambicana, tem apontado a industrialização do setor e aposta na comercialização como um dos seus principais desafios.

LFO (EYAC) // SB

Lusa/fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.