O compromisso faz parte de um manifesto, a que a Lusa teve acesso, produzido pela terceira conferência das ONGs que atuam na Guiné-Bissau, que terminou sexta-feira em Bissau, e que decorreu durante três dias.

Participaram no encontro 67 ONG guineenses, 19 estrangeiras, representando sete países, três redes e duas plataformas de organizações da sociedade civil.

Entre os compromissos assumidos, destacam-se o reforço das ações das ONGs na promoção da justiça social e da redução das desigualdades no país e ainda a convergência de esforços a favor das questões ligadas à igualdade do género, juventude, acesso a serviços públicos, ambiente e cultura.

Para as organizações não-governamentais aquelas questões constituem a sua agenda para o futuro e desafios da Guiné-Bissau que devem ser vencidos.

No manifesto, as ONGs sublinharam ainda que renovaram o compromisso com a Guiné-Bissau, bem como com o processo de promoção de desenvolvimento durável e justo do país, sem deixar de lado a defesa dos direitos humanos, pleno exercício da cidadania, dando atenção às camadas vulneráveis da população.

Também defendem o reforço do diálogo das ONGs com as instituições do Estado, a prestação de contas, a concertação e aprofundamento das práticas democráticas no seio das organizações.

A conferência instituiu um grupo de trabalho, integrado por 10 organizações, incumbido de preparar o quadro normativo para um futuro fórum de concertação das ONG que operam na Guiné-Bissau.

O fórum deverá ser institucionalizado dentro de doze meses.

MB // RJP

Lusa/Fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.