O Presidente da Arménia, Serzh Sarkisian, afirmou que 18 soldados morreram e aproximadamente 35 ficaram feridos "nas hostilidades de maior escala" desde que a trégua de 1994 terminou com a guerra; enquanto o Ministério da Defesa do Azerbaijão havia dado conta anteriormente da morte de 12 tropas e também da queda de um helicóptero militar.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, instou, este sábado, a Arménia e o Azerbaijão a respeitarem o cessar-fogo e a evitar uma escalada do conflito pelo controlo de Nagorno Karabakh, uma região separatista do Azerbaijão habitada maioritariamente por arménios, cuja linha fronteiriça é uma das mais instáveis do mundo.

O secretário-geral da ONU reiterou o seu "pleno apoio" aos esforços de mediação que está a fazer o Grupo de Minsk para resolver o conflito e alcançar um acordo de paz que ponha fim à disputa.

O Grupo de Minsk, que foi criado pela Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) para supervisionar o cessar-fogo subscrito em 1994 que punha fim ao conflito entre a Arménia e o Azerbaijão, inclui a Rússia, Estados Unidos e a França.

Anexado durante o período soviético, o enclave declarou independência após uma guerra que fez 30 mil mortos e centenas de milhares de refugiados entre 1988 e 1994, mas, até ao momento, não foi reconhecido pela comunidade internacional.

DM (JS/SCA/CSR) // DM

Lusa/Fim