"É preciso que haja unidade entre os países vizinhos e africanos, no geral, porque, pelas informações até agora disponíveis, estamos perante um caso de terrorismo transnacional", afirmou Beatriz Buchili, em declarações à comunicação social.

Beatriz Buchili assinalou que têm sido relatado o envolvimento de cidadãos da Tanzânia nos grupos que realizam ataques no norte de Moçambique.

As autoridades moçambicanas, prosseguiu, também estão a levar em consideração notícias que dão conta de que membros dos referidos grupos terão recebido treino na RDCongo.

"Pelas primeiras informações disponíveis, há aldeias da Tanzânia que também estão a sofrer estes ataques e alguns cidadãos envolvidos nos ataques no norte de Moçambique são tanzanianos", acrescentou Beatriz Buchili, justificando a necessidade de cooperação judiciária.

Mais de 20 pessoas morreram nas últimas semanas em Cabo Delgado vítimas de ataques de grupos armados supostamente de inspiração islâmica, que atuam em alguns distritos da província desde outubro do ano passado.

Dezenas de casas foram incendidas pelos grupos, obrigando ao deslocamento de famílias das comunidades atingidas pela violência.

PMA // VM

Lusa/Fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.