Em concreto, Timor-Leste recebeu financiamento de 50 milhões de dólares - o mesmo valor canalizado para as Fiji, e menos do que os 92 milhões de dólares canalizados para a PNG - canalizados para os projetos de recuperação da rede viária timorense.

No total, e segundo o relatório, o Pacifico recebeu empréstimos e subsídios no valor de 281 milhões de dólares em 2015, ano em que o BAD canalizou para todo o mundo 16,44 mil milhões de financiamento através dos seus fundos próprios, a que se somam 10,74 mil milhões de dólares em modelo de cofinanciamento.

Os dados fazem parte do relatório anual que é hoje debatido na reunião anual do BAD que decorre em Frankfurt, na Alemanha e que foi divulgado pela entidade na sua página oficial na internet.

O valor total de cofinanciamento inclui 6,17 mil milhões para apoiar 69 projetos de investimento e 85 projetos de assistência técnica.

"Apesar das condições fiscais globais o apoio de financiamento dos parceiros de desenvolvimento aumentou 39% de 4,43 mil milhões em 2014. O resto valor veio cofinanciamento comercial", explica um comunicado do BAD.

ASP // VM

Lusa/Fim