No primeiro trimestre de 2016, a Vale teve um lucro de 6,3 mil milhões de reais (1,8 mil milhões de euros).

O balanço operacional da mineira indica que o preço do minério de ferro no mercado internacional e o crescimento recorde da produção, que somou 86,2 milhões de toneladas de janeiro a março, foram fundamentais para o resultado alcançado no período.

O diretor-executivo de Finanças e Relações com Investidores da Vale, Luciano Siani Pires, destacou num vídeo publicado pela empresa que este "foi o melhor resultado da empresa desde 2013".

O Ebitda (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) ficou em 4,3 mil milhões de dólares (3,9 mil milhões de euros), um aumento de 122,6% face ao mesmo período de 2016.

A receita líquida da mineira brasileira atingiu 26,7 mil milhões de reais (7,7 mil milhões de euros) no primeiro trimestre do ano, um resultado 29,97% superior ao registado no mesmo período do ano passado.

A Vale também anunciou uma redução da sua dívida, que caiu de 25 mil milhões de dólares (22,9 mil milhões de euros) para 22,8 mil milhões de dólares (20,9 mil milhões de euros).

"A companhia está na trajetória de desalavancagem e nos próximos trimestres vamos atingir resultados ainda melhores", garantiu Siani Pires.

CYR // EL

Lusa/Fim