Os resultados definitivos da sessão indicam que o Dow Jones Industrial Average perdeu 1,74%, para os 24.024,13 pontos, o Nasdaq desvalorizou 1,70%, para as 7.007,35 unidades, e o S&P500 recuou 1,34%, para os 2.634,56.

Os três principais índices de Wall Street tiveram hoje a sua pior sessão desde 06 de abril.

A Caterpillar, que tinha aberto em forte alta, graças à divulgação de resultados melhores do que esperados, acabou a cair 6,84%.

Os seus resultados foram "fantásticos", segundo Nate Thooft, da Manulife AM, mas o grupo, que integra o Dow Jones, assustou os investidores ao prevenir para os efeitos de uma subida inesperada do preço do aço e adiantar que os resultados do primeiro trimestre seriam os melhores do ano.

Isto sugeriu que "os trimestres seguintes vão ser necessariamente menos bons", notou Thooft.

Mas outras multinacionais norte-americanas também sofreram depois de anunciarem os respetivos resultados, como a 3M, que perdeu 6,83%, a United Technologies (-1,10%), a Coca-Cola (-2,07%), a Lockheed Martin (-6,17%) e a Alphabet (-4,77%), casa-mãe da Google.

Imune a esta queda generalizada dos grandes nomes de Wall Street, depois de divulgarem resultados, a Verizon valorizou 2,08%, ajudada pela subida das assinaturas.

Ao mesmo tempo, os índices bolsistas foram prejudicados por uma nova tensão sobre a taxa de dívida dos EUA a 10 anos, número importante porque influencia o custo do crédito concedido às empresas, aos particulares e às municipalidades.

A dívida a 10 anos superou assim a barreira simbólica dos 3% no início da sessão, mesmo que tenha recuado um pouco para os 2,992% cerca das 21:15 de Lisboa, contra os 2,975% da véspera.

Por seu lado, a taxa relativa à dívida a 30 anos subiu dos 3,144% de segunda-feira, para os 3,173% de hoje.

"Os investidores que ganharam muito dinheiro no mercado acionista podem agora retirá-lo e colocá-lo no mercado obrigacionista, menos arriscado e com uma taxa de remuneração que se torna interessante neste contexto de inflação moderada", afirmou Phil Davis, da PSW Investments.

RN // JNM

Lusa/fim