Décimo primeiro ano da Segunda Década das Nações Unidas para a Erradicação da Pobreza, nono ano da Década das Nações Unidas para os Desertos e a Luta contra a Desertificação, oitavo ano da Década de Ação para a Segurança Rodoviária, oitavo ano da Década das Nações Unidas para a Biodiversidade, oitavo ano da Terceira Década Internacional para a Erradicação do Colonialismo, quinto ano da Década das Nações Unidas da Energia Sustentável para Todos, quarto ano da Década Internacional das Pessoas de Ascendência africana e terceiro ano da Década das Nações Unidas para a Ação sobre a Nutrição.

Faltam 364 dias para o final de 2018.

Este dia é dedicado a Santa Maria Mãe de Deus.

Nos céus, a Lua encaminha-se para a Fase Plena. Lua Cheia, dia 02, às 02:24.

O sol nasce às 07:55 e o ocaso regista-se às 17:26.

No porto de Lisboa, a preia-mar regista-se às 02:14 e 14:41, a baixa-mar às 08:10 e 20:29.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Capricórnio, destacando-se o escritor norte-americano J. D. Salinger (1919), o cineasta Paul Thomas Anderson (1970), o modelo sueco Ellen Nordegren (1980).

Neste dia, em 1868, eclodia o movimento popular na cidade do Porto, conhecido pela Janeirinha. Em 1898, a cidade da Guarda passava a beneficiar da luz elétrica. Em 1921, era fundado o Hóquei Clube de Portugal.

Em 1962, dava-se a tentativa de assalto ao quartel do Regimento de Infantaria 3, em Beja. Em 1980, a Região Autónoma dos Açores era abalada por um sismo do grau 7 da escala de Mercalli. Em 1986, Portugal entrava, formalmente, na Comunidade Económica Europeia (CEE). No mesmo dia, era anunciada a morte, num acidente de aviação, do cantor norte-americano Ricky Nelson.

Em 1987, entrava em funcionamento a Lusa, Agência de Notícias, cooperativa de interesse público e a quinta agência noticiosa nacional, depois da ANI, Lusitânia, ANOP e NP. Na mesma data, a atleta Rosa Mota vencia, pela sexta vez consecutiva, a São Silvestre de São Paulo.

Em 1988 entrava em vigor, em Portugal, o novo Código do Processo Penal. Em 1989, os portugueses passavam a dispor do passaporte europeu. Em 1991, era assinalado o fim do COMECON, Conselho para a Assistência Económica Mútua dos países do bloco de Leste.

Em 1992, começava a Presidência portuguesa da Comunidade Europeia. Em 1993, entrava em vigor o grande mercado único da Europa dos Doze. Na mesma data, formalizava-se a separação das Repúblicas Checa e da Eslováquia. Em 1994, entrava em vigor o Espaço Económico Europeu e o Acordo de Comércio Livre Norte-Americano (NAFTA).

Em 1997, tomava posse, em Nova Iorque, o novo secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan. No mesmo dia, Portugal iniciava, pela segunda vez, um mandato como membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU. Em 2000, forças russas atacavam Grozny, capital da Tchechénia. Em 2002, este era o primeiro dia de circulação do Euro, válido como moeda de troca, três anos após o nascimento oficial da moeda única europeia.

Em 2003, Luiz Inácio Lula da Silva tomava posse como Presidente do Brasil. Em 2004, a RTP-Rádio e Televisão de Portugal substituía a "holding" Portugal Global.

Em 2006, os restaurantes, bares e estabelecimentos similares passavam a ser obrigados a emitir faturas sempre que os serviços prestados fossem de valor igual ou superior a 9,98 euros. E a Rússia cortava o fornecimento de gás natural à Ucrânia.

Em 2007, era liberalizado o transporte ferroviário de mercadorias na União Europeia. A Eslovénia tornava-se no 13.º país da União Europeia a aderir à Zona Euro, enquanto a Roménia e a Bulgária aderiam à União Europeia, que passava a ter 27 Estados-membros. Luiz Inácio Lula da Silva tomava posse como presidente do Brasil, para um segundo mandato de quatro anos. A União Europeia assumia a presidência do sistema de certificação do "Processo de Kimberly", regime de comércio internacional que visa lutar contra os chamados "diamantes de sangue", utilizados para financiar conflitos armados.

Em 2008, entrava em vigor a nova lei do tabaco que proibia o fumo em todos os espaços destinados a utilização coletiva.

Em 2009, o Presidente da República, Cavaco Silva, promulgava o decreto regulamentar da avaliação dos professores. Morriam Edmund Purdom, ator britânico, 82 anos; Donald Westlake, autor norte-americano de romances policiais, 75 anos; e Helen Suzman, a única deputada do Parlamento sul-africano a levantar a voz contra o "apartheid", 91 anos.

Em 2010, entravam em vigor os novos estatutos dos profissionais da PSP e dos militares da GNR. Espanha assumia a presidência semestral da União Europeia. Os utentes do Serviço Nacional de Saúde deixavam de pagar as taxas moderadoras para internamento e cirurgias em ambulatório. Morria a cantora canadiana de origem mexicana Lhasa de Sela, aos 37 anos, vítima de cancro da mama, em Montreal, Canadá.

Em 2011, Dilma Rousseff, economista de 63 anos, tomava posse como primeira Presidente da República do Brasil, numa cerimónia celebrada na sala plenária do Congresso, em Brasília. Era inaugurado o Casino de Troia. Estónia adotava o euro como divisa oficial. A França assumia a presidência do G8 e do G20. A Hungria assumia a presidência da União Europeia. Morria, aos 69 anos, Paulo Lowndes Marques, fundador do CDS e secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros num dos governos de Pinto Balsemão.

Em 2012, a República da Hungria passava a designar-se apenas Hungria. Morria Walter Cudell, fundador do CDS e deputado à Assembleia da República entre 1976 e 1980, aos 92 anos, no Porto. Morria Kiro Gligorov, primeiro presidente da Macedónia democraticamente eleito. Tinha 94 anos. Morria Francesco Marino Di Teana, artista italiano conhecido pelas esculturas monumentais em aço, aos 91 anos, nos arredores de Paris.

Em 2013, a Croácia aderia à UE, tornando-se o 28.º Estado-membro.

Em 2014, vinte e cinco cidades do Colorado, nos Estados Unidos, passavam a permitir a venda legal e limitada de marijuana a maiores de 21 anos, em cerca de 160 lojas. A Letónia entrava oficialmente na Zona Euro. Entrava em vigor a nova Lei das Finanças Locais, que previa a criação de um fundo de apoio municipal para casos de rutura financeira e determina o fim do imposto sobre as transmissões onerosas de imóveis. Os médicos portugueses passavam a ser obrigados a fazer o registo de óbitos numa plataforma da internet, o que permitia identificar com rigor as causas das mortes. Morria Maria Iva Delgado, viúva do general Humberto Delgado. Tinha 105 anos.

Em 2017, António Guterres iniciava mandato de cinco anos como secretário-geral das Nações Unidas.

Lusa/Fim.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.