Este dia é dedicado a São Cirilo e São Metódio, Copatronos da Europa, bispos, e a São Valentim.

Nos céus, a Lua encaminha-se para a Fase Nova. Lua Nova, dia 15, às 21:05.

O Sol nasce às 07:29 e o ocaso regista-se às 18:13.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 02:26 e 14:47, a baixa-mar às 08:26 e 20:34.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Aquário, destacando-se o astrónomo polaco Nicolau Copérnico (1473), a pioneira da luta pelo ao voto das mulheres Anna Howard Shaw (1874) e o comediante norte-americano Jack Benny (1894).

Nesta data, no século III, o imperador romano Cláudio II ordenava a execução do padre Valentim. Em 1950, Mao Tsé-Tung e Estaline assinavam, em Moscovo, o tratado de amizade, aliança e assistência mútua. Em 1956, Nikita Krutschev denunciava a política de Estaline perante a conferência do Partido Comunista da URSS. Em 1958, era instituída a União dos Reinos do Iraque e da Jordânia na Federação Árabe, com o Rei Faiçal por Chefe de Estado.

Em 1979, o embaixador norte-americano no Afeganistão, Adolph Subs, era raptado em Kabul. Morreria pouco depois, no tiroteio entre raptores e a polícia. Em Teerão, guerrilheiros iranianos atacavam a embaixada dos EUA, sequestrando o embaixador e cem funcionários no interior do edifício.

Em 1988, as eleições no Paraguai davam a vitória, pela sétima vez consecutiva, ao ditador Alfredo Stroessner, no poder desde 1954.

Em 1989, o líder espiritual iraniano, ayatollah Khomeiny, condenava à morte o escritor britânico, de origem indiana, Salman Rushdie, pelo livro "Os Versículos Satânicos". Em 1990, tropas soviéticas disparavam, sem aviso, nas ruas de Dushanbe, Tajiquistão, matando várias pessoas. Em 1992, o MPLA e a UNITA concordavam com a realização de eleições legislativas e presidenciais, em simultâneo.

Em 1997, um adepto do Sporting era condenado a quatro anos de prisão, pelo crime de homicídio por negligência, a morte de uma pessoa atingida por um "very light", na final da Taça de Portugal. Em 2001, o Procurador-geral adjunto de Moçambique, Albano Vasco Nacamo, era alvejado a tiro numa rua de Maputo.

Em 2002, morria o fadista Carlos Zel, 51 anos. Em 2003, era anunciado o abate da ovelha Dolly. Uma doença congénita no aparelho respiratório tornara impossível a sobrevivência do primeiro mamífero clonado.

Em 2004, morriam o poeta e crítico literário açoriano Emanuel Félix, 67 anos, e o ciclista italiano Marco Pantani, 34 anos. Em Moscovo, o desabamento da cobertura de um parque aquático causava 28 mortos e 110 feridos.

Em 2005, era assassinado Rafic Hariri, 60 anos, antigo primeiro-ministro do Líbano (1992-98 e 2000-04), promotor da reconstrução do país após a guerra civil. Em 2006, o vírus da gripe das aves era identificado na Alemanha e na Áustria.

Em 2007, era emitido na Horta, Ilha do Faial, Açores, o primeiro Cartão do Cidadão. Era divulgado o relatório da Unicef sobre "O bem-estar das crianças e jovens em 21 países da OCDE": Portugal ocupa o fim da tabela em matéria de bem-estar educativo, mas está à frente da Áustria, Hungria, Estados Unidos e Reino Unido na classificação geral. Morriam Ryan Larkin, 63 anos, realizador canadiano de cinema de animação, e também Patrona Hernandez Lopez, 116 anos, a mulher mais velha da Nicarágua, figura histórica da luta contra a ditadura de Somoza.

Em 2008, o diretor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Jarmela Palos, era eleito vice-presidente do conselho de administração da Agência para o Controlo das Fronteiras Externas da União Europeia (Frontex). O Governo aprovava um decreto que alarga a todos os veículos pesados de carga e de transporte, assim como a reboques, a aplicação do sistema de abate de veículos em fim de vida. Cientistas descobriam um sistema solar muito distante mas com dois planetas semelhantes a Saturno e Júpiter, segundo um estudo publicado na revista Science.

Em 2010, morriam Viva Leroy Nash, o detido mais idoso do corredor da morte nos Estados Unidos, com 94 anos, na prisão de Florence, no Arizona, onde passou a maior parte da vida; e o britânico Dick Francis, campeão hípico e escritor de policiais que se converteram em best-sellers, com 89 anos, em casa nas ilhas Caimão.

Em 2011, o futebolista brasileiro Ronaldo, de 34 anos, anunciava o fim da sua carreira de 18 anos, durante a qual conquistou dois Campeonatos do Mundo pelo Brasil (1994 e 2002), o título de melhor marcador da história dos Mundiais com 15 golos e três vezes o prémio da FIFA de melhor jogador do mundo. Na base da decisão estava o diagnóstico de hipertiroidismo.

O russo Alexandre Smilievski e o italiano Diego Urbina pisam, pela primeira vez, a "superfície marciana" no quadro da experiência internacional Marte 500.

Em 2013, Oscar Pistorius, atleta sul-africano amputado das duas pernas e conhecido como "Blade Runner", era acusado de homicídio pela morte da namorada, na sua residência em Pretória.

Em 2014, morria Ralph Waite, ator e um dos pais mais recordados na televisão norte-americana pelo seu papel em "The Waltons". Tinha 85 anos.

Em 2015, o patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, era investido cardeal numa cerimónia na Basílica de São Pedro, no Vaticano, a que assistiam três membros do Governo e cerca de 300 portugueses que se deslocaram a Roma. Morria, aos 87 anos, Philip Levine, poeta norte-americano cujo trabalho se centrava na vida da classe trabalhadora. Louis Jordan, ator francês que se celebrizou pelos papéis desempenhados em "Gigi" e "Octopussy", morria aos 93 anos.

Lusa/Fim.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.