Este dia é dedicado a São Teotónio, Primeiro Prior de Santa Cruz de Coimbra, e a Santa Bernadette, religiosa, vidente de Nossa Senhora de Lourdes.

Nos céus, a Lua encontra-se na Fase Crescente. Quarto Crescente, dia 23, às 08:09.O sol nasce às 07:24 e o ocaso regista-se às 18:17.

No porto de Lisboa, a baixa-mar verifica-se às 04:45 e 17:03, a preia-mar às 10:35 e 22:46.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo de Aquário, destacando-se o físico italiano Alessandro Volta (1745), o filantropo norte-americano George Peabody (1795), o poeta popular português António Aleixo (1899), a atriz Kim Novak (1933) e o atleta português Carlos Lopes (1947).

Nesta data, em 1665, Portugal entregava Bombaim a Inglaterra, como dote de casamento de Catarina de Bragança. Em 1834, as forças liberais portuguesas venciam as absolutistas na batalha de Almoster. Em 1934, eram inauguradas as primeiras instalações do Rádio Clube Português em Lisboa. Em 1959, morria Gago Coutinho. Em 1964, um terramoto destruía, quase por completo, a povoação de Velas, na ilha de São Jorge.

Em 1965, o chefe do Governo português, Oliveira Salazar, que persistia na política colonialista, ignorando todas as condenações do Conselho de Segurança da ONU, proferia a célebre frase, "estamos, sem espetáculos e sem alianças, orgulhosamente sós". Em 1967, morria o físico Robert Oppenheimer, precursor da investigação atómica. Em 1983, a Comissão de Direitos Humanos da ONU condenava a política sul-africana de segregação racial.

Em 1986, a equipa médica do cirurgião Queiroz e Melo efetuava, no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, o primeiro transplante cardíaco em Portugal. Em 1988, era aprovada a nova Lei de Base da Reforma Agrária. Em 1989, a Shura, conselho consultivo dos rebeldes afegãos, nomeava o moderado Mohammad Nabi Mohammadi, 68 anos, presidente interino do país.

Em 1992, o arqueólogo Cláudio Torres recebia o Prémio Pessoa 91 e, em 1993, morria a atriz Josefina Silva, 95 anos. Em 1994, começava, em Setúbal, o XII congresso do CDS-PP. Em 1996, o presidente de Cabo Verde, António Mascarenhas Monteiro, era reeleito para novo mandato de cinco anos. Em 1998, a atleta Fernanda Ribeiro conquistava a medalha de ouro dos 3.000 metros no Encontro das Seis Nações. Em 2000, o Orçamento do Estado era aprovado, na Assembleia da República.

Em 2001, a seleção portuguesa de Futebol de Praia conquistava, em São Salvador da Baía, Brasil, o primeiro título mundial na modalidade. No mesmo dia, morriam o cantor francês Charles Trenet, 87 anos, e o pintor de ascendência polaca Balthus.

Em 2002, desaparecia o ator e encenador português Fernando Gusmão, 84 anos, cofundador do Teatro Moderno de Lisboa e do Teatro Proposta. Em 2003, reabriam as portas da emblemática Sala do Trono do Palácio Nacional de Queluz, em Sintra, um ano depois do início das obras de restauro.

Em 2004, morria o deputado Acácio Barreiros, 55 anos, vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS e membro da Comissão Política Nacional dos socialistas.

Em 2005, polícias portugueses manifestavam-se sem armas, junto à esquadra de Santa Marta, em Lisboa, em homenagem ao agente assassinado na véspera, na Amadora. E o Santuário de Fátima passava a fazer orações pela chuva, todos os dias, em todos os serviços religiosos.

Em 2006, realizava-se a primeira reunião do Movimento de Intervenção e Cidadania (MIC), criado no âmbito da candidatura de Manuel Alegre a Presidente da República. No mesmo dia, morria João Morais Leitão, 67 anos, advogado, fundador do CDS e ex-ministro da Aliança Democrática.

Em 2007, José Lello, secretário-geral do PS para as relações internacionais, era eleito presidente da Assembleia Parlamentar da NATO. Era aprovado em referendo o novo Estatuto de Autonomia da Andaluzia, Espanha.

Em 2008, as cheias na Grande Lisboa provocavam dois mortos, cinco feridos e uma mulher desaparecida na ribeira do Jamor, Belas, Queluz, 179 desalojados e 122 deslocados, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil. As inundações levaram ao corte temporário de luz em Lisboa, Cascais e Loures. Três mil passageiros da CP foram afetados e cerca de 400 alunos ficaram sem aulas em Odivelas. Mais de 20 escolas na baixa de Setúbal foram encerradas e registaram-se inundações um pouco por todo o Alentejo. Em Lisboa registaram-se mais de 360 inundações em habitações e estabelecimentos comerciais, 227 inundações em via pública e 87 deslizamentos de terra. Mais de 80 milhões de paquistaneses votavam em eleições legislativas e provinciais cruciais para a única potência nuclear do mundo muçulmano, que enfrentava uma profunda crise política e uma vaga de atentados presumivelmente ligados à Al-Qaida.

Em 2009, morriam Al-Tayyeb Salih, romancista sudanês, 80 anos, e Kamila Skolimowska, campeã olímpica polaca do lançamento do martelo em Sydney2000, 27 anos.

Em 2010, o Dalai Lama, chefe espiritual dos tibetanos, era recebido na Casa Branca pelo presidente norte-americano, Barack Obama.

Em 2012, dois portugueses eram distinguidos com prémios no Festival de Cinema de Berlim: "Rafa", de João Salaviza, ganhava o Urso de Ouro e "Tabu", de Miguel Gomes, ganhava o Prémio Alfred Bauer.

Em 2014, morria, aos 99 anos, Maria Franziska von Trapp, que pertencia a uma família austríaca que escapou ao nazismo e inspirou o filme Música no Coração, um musical que ganhou cinco óscares.

Em 2015, morria Lesley Gore, cantora e compositora norte-americana intérprete do grande êxito musical dos anos 60 "It´s My Party". Tinha 68 anos.

Em 2017, morria, aos 91 anos, em Vermont, EUA, Warren Frost, ator norte-americano que deu vida ao médico Hayward na série "Twin Peaks". Morria, aos 69 anos, no Texas, EUA, Norma McCorvey, norte-americana que ficou conhecida por ter personificado o caso que conduziu à legalização do aborto nos Estados Unidos.

Lusa/Fim.