A tradição do Carnaval mais antigo de Portugal tem como ex-líbris os carros forrados a flores de papel de seda e passam em revista os principais momentos do último ano a nível nacional e internacional em forma de sátira são marcas deste evento.

"O tema é a grande 'geringonça' ligada aos descobrimentos e a outras 'geringonças' que foram acontecendo ao longo destes séculos até aqui, passando pela [vertente] governativa, pelo facto de termos ganhado o Euro 2016", disse à Lusa o vice-presidente da Câmara Municipal de Loulé, Hugo Nunes.

Além dos 14 carros alegóricos, o corso é animado por 700 figurantes, organizados por várias associações desportivas e culturais do concelho de Loulé.

Entre o público, são as crianças quem mais se veste a rigor para o Carnaval enquanto entre os adultos é mais comum um ou outro adereço.

Dulce Barbas e a filha decidiram ir ao corso de Carnaval vestidas de polícias.

"Todos os anos gosto [do Carnaval de Loulé]. É a minha terra", observou aquela foliona.

Entre a música, os grupos de dança, os cabeçudos e os papelinhos, Januário de Brito, de São Brás de Alportel, confessou à Lusa que o que mais gostou de ver este ano foram "meninas que andam por aí a dançar no cavalete".

"Ano sem Carnaval de Loulé não é ano", disse à Lusa Carla Silva, de Olhão, destacando os carros alegóricos como elemento favorito do corso carnavalesco de Loulé.

Cada bilhete para o Carnaval de Loulé custa dois euros e a organização destina todos os anos uma verba das receitas para uma ou mais instituições particulares de solidariedade social do concelho, iniciativa que faz parte das raízes deste evento.

O comandante do destacamento da GNR de Loulé, Paulo Santos, explicou à Lusa que o dispositivo de segurança deslocado para o evento conta com perto de 60 militares da GNR, tendo sido feito um reforço adicional por causa da transmissão em direto da RTP do arranque dos festejos de Carnaval.

Este é um evento importante para o concelho de Loulé durante a época baixa do turismo.

O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vitor Aleixo, explicou que se trata de um evento que atrai milhares de turistas nacionais e estrangeiros e que dá uma "injeção" de valor e dinâmica económica importante para o concelho.

Em Loulé, os festejos carnavalescos arrancaram esta sexta-feira com o desfile infantil, que contou com a presença de 2.500 crianças de jardins-de-infância, pré-escolar e primeiro ciclo do concelho.

Nos próximos dias, os festejos prosseguem fora do corso principal com bailes, eventos desportivos e ainda os desfiles de Alte e de Quarteira.

SCYS // MLS

Lusa/fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.