Um ataque informático que hoje teve início, numa primeira fase, em bancos e empresas na Ucrânia e na Rússia, propagou-se pela Europa Ocidental, tendo também afetado o laboratório farmacêutico norte-americano Merck.

Em comunicado, o CNCS adiantou que por volta das 15:00 "tomou conhecimento, através de fontes abertas, de que estaria a ocorrer um ataque informático na Ucrânia e de larga escala", salientando que na rede europeia de CSIRT - Computer Security Incident Response Team [grupo técnico responsável por resolver incidentes relacionados com segurança nos sistemas de informação] "não foi ainda distribuída informação fiável sobre o que está a ocorrer".

No entanto, "o CNCS alertou, de imediato, a rede nacional de CSIRT, informando-a de que estaria a ocorrer um problema na Ucrânia e que se deveriam preparar e manter vigilância reforçada para a eventualidade do ataque atingir as redes nacionais".

Garantiu que "até às 17:00 não são do conhecimento CNCS qualquer tipo de impactos".

O Centro Nacional de Cibersegurança "vai manter-se atento a este problema e continuará a divulgar a informação que considere relevante", concluiu.

ALU // CSJ

Lusa/Fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.