Contactado pela agência Lusa, Carlos Alves, comandante do CDOS do Porto, disse que resultaram cinco feridos do incêndio que deflagrou esta manhã e que, de acordo com a página da Internet da Proteção Civil, está a ser combatido por 44 homens e 20 viaturas.

Também contactada pela Lusa, fonte oficial do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) disse que a "chamada de alerta" para o incêndio, recebida às 11:48, indicava a existência de "cinco feridos", ainda "não confirmados.

De acordo com a página da Internet da Autoridade Nacional da Proteção Civil, está em causa um incêndio numa "indústria, oficina e armazém", em Vila Nova da Telha, na Maia.

Os bombeiros de Moreira da Maia informaram que está em curso "um incêndio industrial" junto ao aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Outra fonte dos bombeiros disse à Lusa tratar-se de um incêndio num armazém de lavagem de cisternas de transporte de produtos químicos.

Contactada pela agência Lusa, fonte oficial da ANA -- Aeroportos de Portugal, afirmou que, apesar da proximidade da fábrica ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, o incêndio "não afetou em momento algum" a descolagem ou aterragem de aeronaves.

"Há uma coluna de fumo negro, mas, apesar da proximidade ao aeroporto, não afetou em momento algum a operação", disse, acrescentando que as informações disponíveis indicam que "a situação já estará a ser controlada pelos bombeiros", pelo que "não haverá degradação" das condições.

ACG/PD // JGJ

Lusa/Fim