"Sinto-me psicologicamente bem. Não penso mais na época do FC Porto, mas no que posso fazer e ajudar a seleção nacional. É esse o meu foco", afirmou Danilo em conferência de imprensa, um dia depois de ter integrado os trabalhos de Portugal, na Cidade do Futebol, "preparado e em excelente forma".

Em França, o jogador, de 24 anos, é uma das hipóteses que o selecionador Fernando Santos tem para a posição de médio mais recuado, assim como William Carvalho, no que promete ser uma 'dor de cabeça' para o selecionador nacional.

"Será uma luta saudável com o William. Não há rivalidade nenhuma, mas sim trabalho diário. Vamos trabalhar os dois o máximo para conquistar o lugar", referiu.

Com nove internacionalizações pela seleção principal, Danilo adiantou que está disponível para também jogar no lugar de defesa central, posição em que foi utilizado algumas vezes esta temporada no FC Porto.

"Estou sempre preparado para qualquer eventualidade. Estou disponível para o treinador. É uma posição que conheço bem. Tenho as minhas lacunas, mas darei o meu máximo se o selecionador me confiar esse papel", garantiu.

O médio rejeitou que Portugal tenha o estatuto de favorito à vitória no Euro2016, mas considerou que jogadores lusos devem pensar já na final e não apenas na fase de grupos.

"Não somos favoritos. Há seleções mais favoritas pelo estatuto que têm e pelos troféus que já conquistar. Agora, não devemos só pensar em passar o grupo, mas sim jogar a final e ganhar a final", frisou.

Danilo acrescentou que Portugal tem um "conjunto de jogadores com mentalidade ganhadora" e que o objetivo de conquistar o Europeu, assumida por Fernando Santos, só veio trazer "ainda mais motivação".

Portugal volta a treinar hoje na Cidade do Futebol, numa sessão em que já estar presentes Rafa e Vieirinha.

Hoje será o último dia em regime livre para os convocados do selecionador Fernando Santos, com o estágio a arrancar oficialmente no sábado, um dia antes de Portugal defrontar a Noruega, num particular que vai decorrer no Estádio do Dragão, em Porto.

Na primeira semana, os jogadores tiveram apenas a obrigação de se apresentar durante os treinos, tendo total independência antes e depois dos trabalhos da seleção nacional.

Na fase final do Euro2016, que arranca a 10 de junho em França, Portugal vai disputar o Grupo F com Islândia, Áustria e Hungria.

LG/MYO // NF

Lusa/fim