"Estou inteiramente disponível para continuar a pertencer ao grupo parlamentar do PS, não recorrendo ao mecanismo de deputado independente", afirmou Domingos Pereira, em conferência de imprensa, em Barcelos.

Mesmo desfiliando-se do PS para assumir a candidatura independente, Domingos Pereira assegurou que será um deputado "leal e solidário" com o partido, se continuar a integrar o grupo parlamentar socialista.

Caso o PS não o queira no grupo parlamentar, Domingos Pereira assumirá o estatuto de deputado independente mas garantiu que não vai "fazer guerra" ao partido.

"Não vou fazer guerra com ninguém, revejo-me nas orientações estratégicas do PS", referiu.

O deputado adiantou ainda que em breve terá reuniões com o secretário-geral do PS, António Costa, e com o presidente do grupo parlamentar, Carlos César, para definir o seu futuro político imediato.

Os estatutos do PS preveem a expulsão dos militantes que avancem com candidaturas autárquicas alternativas às listas do partido.

Domingos Pereira frisou hoje que é e vai continuar a ser socialista, pelo que poderá apenas "suspender" o cartão militante, para um dia regressar ao partido.

Hoje mesmo, Domingos Pereira vai pedir a demissão da Comissão Política Nacional do PS, de presidente da Concelhia do PS e de presidente da Mesa da Comissão Política da Federação de Braga deste partido.

Em causa está a decisão tomada pela Comissão Política Nacional do PS de avocar o processo de escolha do candidato a presidente de câmara pelo partido no município de Barcelos, contrariando as decisões dos órgãos concelhios e distritais.

"Os socialistas de Barcelos não se reveem nas práticas centralistas desta direção nacional do partido. Estou há 30 anos no PS, mas nunca tinha visto isto. Não vale tudo e tenho a esmagadora maioria dos militantes de Barcelos comigo", declarou Domingos Pereira.

No último congresso nacional do PS, foi aprovada a diretiva de permitir a recandidatura nas eleições autárquicas de 2017 de todos os presidentes de câmara socialistas em condições legais de o fazerem - caso de Miguel Costa Gomes, atual presidente da Câmara de Barcelos.

Antes disso, a Concelhia de Barcelos já tinha escolhido, por mais de 90 por cento dos votos, Domingos Pereira para liderar aquela candidatura.

Uma escolha que entretanto foi ratificada por unanimidade pela Federação Distrital de Braga.

Domingos Pereira deverá apresentar a sua candidatura independente à Câmara de Barcelos até à primeira quinzena de fevereiro.

No atual executivo camarário, só o presidente, Costa Gomes, e a vereadora Armandina Saleiro é que detêm pelouros.

Em maio, Costa Gomes retirou os pelouros a Domingos Pereira, alegando "deslealdade".

Outros três vereadores do PS renunciaram aos pelouros que detinham, em solidariedade com Domingos Pereira.

VCP (PMF) // VAM

Lusa/fim