A cantora lírica e o pianista irão interpretar neste recital de apresentação algumas das 13 canções tradicionais, que fazem parte do CD, que inclui, também, a Sonata para Piano, que valeu a Artur Santos o Prémio Beethoven.

O compositor Artur Santos, que foi também professor no Conservatório Nacional, em Lisboa, desenvolveu várias pesquisas no âmbito da música tradicional portuguesa, tendo pautado toda a sua vida por uma absoluta discrição, que se adensou após a morte da mulher, em 1969, que era "o grande auxiliar dele" no trabalho, disse à Lusa Ana Paula Russo.

No texto que acompanha o CD lê-se: "Mais do que a atividade docente, seria a busca das raízes da música popular, entre os anos 1936 e 1968, que levaram Artur Santos, assumidamente, a 'descurar' uma promissora carreira pianística e até de compositor".

Artur Santos explicou essa sua dedicação. Num excerto citado no 'booklet' do CD, o compositor afirma que procurar perceber "a razão por que, em Portugal, não nascera ainda uma escola de música erudita" e concluiu que "não se fizera ainda o inventário do estudo da música do povo".

O CD "Homenagem a Artur Santos" inclui oito canções da Beira Baixa, entre as quais "Senhora do Almurtão", duas da Beira Alta, duas do Baixo Alentejo e uma do "Cancioneiro Rodney Gallop", "Mangerico", e ainda a Sonata para piano, em quatro andamentos (1935).

Referindo-se às canções agora gravadas, Ana Paula Russo disse que é na harmonização, mais do que no trabalho da voz, que se revela a criatividade do compositor.

"Na parte do piano é que se vê muito bem a riqueza harmónica e a riqueza pianística, em que há partes muito difíceis de tocar, que são tecnicamente exigentes, de um nível pianístico superior, mas quem ouve não dá por isso", realçou.

Artur Santos "sabia imenso de composição, e que, sobretudo, era um grande pianista, com uma sofisticação de linguagem bastante razoável, mais do que razoável até, há no CD canções absolutamente belíssimas", disse a soprano.

NL //GC

Lusa/Fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.