1567 -- Morre, com 47 anos, Estácio de Sá, fundador do Rio de Janeiro.

1720 - No Brasil, é criada a capitania de Minas Gerais, que fica separada da de São Paulo, para a exploração das minas de ouro.

1756 -- São concedidos privilégios a criadores de bichos-da-seda, política acompanhada da plantação de amoreiras, para se limitar a importação do tecido e promover a produção.

1808 - Invasões francesas. Junot limita o Exército português a cinco regimentos de infantaria: três de cavalaria, um batalhão e um esquadrão de caçadores.

1878 - Adriano de Paiva Brandão, professor da Academia do Porto, publica o artigo sobre a telescopia, na base da transmissão de imagem à distância.

1891 - O Governo de João Crisóstomo limita a liberdade de reunião e de associação, em nome da manutenção da "paz social".

1906 - Estudantes do Liceu do Carmo manifestam-se em Lisboa contra a Monarquia.

1909 - No diário parisiense Le Figaro é publicado o "Manifesto do Futurismo", do italiano Emilio Filipo Marinetti, ponto de partida do movimento estético.

1920 - Morre Jacinta Marto, em Lisboa, de gripe espanhola. Jacinta Marto é uma dos três pastorinhos que afirmou ter visto Nossa Senhora na Cova da Iria, em Fátima

1928 - O Reino Unido reconhece a independência da Transjordânia.

1938 - O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Anthony Eden, demite-se em desacordo com a política de apaziguamento do primeiro-ministro Neville Chamberlain em relação a Adolf Hitler.

1944 - II Guerra Mundial. As forças aéreas britânicas e norte-americanas atacam a indústria aeronáutica alemã.

1952 - Realiza-se, em Lisboa, o Conselho do Pacto do Atlântico.

1960 -- Morre, com 82 anos, o poeta António Correia de Oliveira, autor de "Verbo Ser e Verbo Amar".

1965 - A nave espacial norte-americana Ranger VIII despenha-se na superfície lunar.

1967 - O chefe do Estado indonésio Sukharno entrega o poder ao general Suharto.

1969 - Surgem os Cadernos do Grupo de Estudos e Intercâmbio de Documentos, dirigidos por Nuno Teotónio Pereira.

1974 - Rebenta uma bomba no Quartel-general português, em Bissau, na Guiné.

1975 - Vasco Gonçalves, Rosa Coutinho, Melo Antunes, Pereira Pinto, Almada Contreiras, Costa Martins e Vasco Lourenço apresentam o projeto de institucionalização do MFA -- Movimento das Forças Armadas.

1976 - Morre René Cassin, Nobel da Paz em 1968, presidente da Comissão dos Direitos Humanos da ONU. Tinha 88 anos.

1978 -- Morre, com 76 anos, o poeta e escritor Vitorino Nemésio, professor da Faculdade de Letras de Lisboa, autor de "Mau Tempo no Canal".

1980 - Os EUA anunciam o boicote aos Jogos Olímpicos de Moscovo.

1983 - Francisco Lucas Pires é eleito presidente da comissão política do CDS.

1986 - A polícia italiana anuncia a detenção de Michele Greco, principal chefe da Mafia siciliana.

1988 - A agência noticiosa norte-americana UPI é vendida ao grupo World News Wire.

1991 - O presidente albanês Ramiz Alia assume o controlo do Governo. A estátua do líder comunista Enver Hoxha é derrubada em Tirana.

1993 -- Morre, com 69 anos, o engenheiro Samuel Torres de Carvalho, Sam, "cartoonista" e desenhador, criador de Heloísa e de O Guarda Ricardo.

- Início das emissões regulares da TVI/Canal 4, segundo canal privado de televisão em Portugal.

1999 -- O Congresso do PSD reconduz Marcelo Rebelo de Sousa na liderança mas não lhe atribui a maioria de dois terços para constituir a Alternativa Democrática com o CDS-PP.

2003 - O Parlamento açoriano aprova o Plano Regional da Água.

- Morre, aos 95 anos, o escritor francês Maurice Blanchot, autor de "Le Dernier Homme".

2004 - Eleições legislativas no Irão dão a vitória aos conservadores religiosos. A abstenção atingiu os 70 por cento.

2005 - Eleições legislativas. O PS obtém 45 por cento dos votos e consegue, pela primeira vez, a maioria absoluta com 120 deputados.

- Morre, com 67 anos, Hunter S.Thompson, escritor e jornalista norte-americano, autor de "Hells Angels".

2007 - Ministros do Ambiente da União Europeia chegam a acordo para reduzir em 20 por cento as emissões de gases com efeito de estufa até 2020.

- O parlamento timorense ratifica o tratado de partilha dos recursos do Mar de Timor com a Austrália.

- Morre, aos 93 anos, Carl Henning Pedersen, pintor dinamarquês, cofundador do movimento de arte Cobra, dito "Hans Christian Andersen do mundo da pintura".

2008 - Três pessoas morrem, 25 ficam feridas e vários edifícios sofrem danos na sequência do sismo de 7,6 pontos na escala de Richter registado na Indonésia.

- A lei dos vínculos, carreiras e remunerações é promulgada pelo Presidente da República, Cavaco Silva, depois de retiradas as normas consideradas inconstitucionais.

- A atriz Maria de Medeiros é nomeada "Artista UNESCO para a Paz" e é a primeira portuguesa a alcançar tal distinção.

2009 - A Entidade Reguladora para a Comunicação Social rejeita as duas únicas candidaturas (Telecinco e Zon) ao quinto canal de televisão generalista em sinal aberto.

- Caso Freeport. Os empresários Charles Smith e Manuel Pedro são constituídos arguidos.

2010 -- Fortes chuvadas na Madeira provocam a maior catástrofe natural dos últimos 100 anos. Dezenas de mortos, feridos e centenas de desalojados são o balanço da catástrofe. O Governo decreta três dias de luto nacional pelas vítimas da Madeira.

2011 - Em Marrocos, grupos de jovens, convocados por Facebook, manifestam-se em várias cidades para pedirem a Mohammed VI mais democracia, uma monarquia parlamentar, o fim da corrupção e a dissolução do governo e do parlamento.

2012 - Os acionistas da EDP aprovam a entrada dos chineses da Three Gorges no conselho geral e de supervisão e a continuidade de António Mexia à frente da comissão executiva da empresa até 2014.

2013 - O primeiro-ministro da Bulgária, Boiko Borissov, anuncia no Parlamento a demissão do seu Governo, na sequência de dez dias de manifestações no país contra os preços da eletricidade considerados elevados.

- Morre, com 88 anos, Donald Richie, escritor e crítico norte-americano figura chave na divulgação da cultura e cinema japonês no ocidente.

- Isabel César Anjo, escritora que publicou para a infância, em parceria com a artista plástica Maria Keil, morre aos 86 anos.

2014 - Confrontos entre manifestantes e polícia em Kiev causam dezenas de mortos, levando ao agudizar do conflito.

- A cimeira extraordinária dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa recomenda, em Maputo, a adesão da Guiné Equatorial à organização.

2015 - Os grupos parlamentares da maioria PSD/CDS-PP, PS, PCP, BE e "Os Verdes" decidem por unanimidade conceder honras de Panteão Nacional ao futebolista Eusébio.

- Morre, aos 80 anos, José Moaiane, general moçambicano, histórico da Frelimo.

2016 - A realizadora Leonor Teles vence o Urso de Ouro da competição de curtas-metragens, do Festival Internacional de Cinema de Berlim, com o filme "Balada de um Batráquio".

- Morre, com 84 anos, Umberto Eco, escritor italiano, autor de "O Nome da Rosa".

2017 -- Morre, aos 90 anos, em Cascais, José Fernandes Fafe, primeiro embaixador português em Havana, Cuba, depois do 25 de Abril.

===================.

Este é o quinquagésimo primeiro dia do ano. Faltam 314 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: "Linguagem é sempre duplo sentido, alusão. Só os autossuficientes supõem que dizem o que querem e com todo o rigor. Não há tal". Vitorino Nemésio (1901-78), escritor, comunicador e professor universitário português.

Lusa/Fim