1564 -- Data atribuída ao nascimento de William Shakespeare.

1850 - Morre o poeta William Wordsworth, precursor do romantismo inglês. Tinha 80 anos.

1891 - Nasce o compositor russo Sergei Prokofiev, em São Petersburgo.

1904 - Os EUA adquirem a companhia francesa do canal do Panamá.

1909 - Um sismo na localidade portuguesa de Benavente, Ribatejo, causa a morte de cerca de 30 pessoas.

1936 - É criada a Colónia Penal do Tarrafal, em Cabo Verde, com o Decreto-Lei 25539. Os primeiros presos políticos chegariam a 29 de outubro.

1940 - Morre o poeta simbolista Alberto de Oliveira.

1945 -- II Guerra Mundial. As tropas aliadas alcançam o rio Pó, em Itália. As tropas dos EUA e da URSS encontram-se em Tyorgau, na Alemanha. O Exército Vermelho entra em Berlim Oriental.

1946 - A Piaggio assina a patente daquele que haveria de ser, para sempre, o seu 'exlibris' e, fiel ao seu sonho de criar um veículo utilitário, Enrico Piaggio lança 2 mil Vespas de 98 Cc no mercado.

1957 -- Morre, com 55 anos, o filólogo e poeta inglês Roy Campbell, especialista em Língua e Literatura portuguesas.

1967 - É lançada a nave espacial soviética Soyuz-I.

1971 -- A cápsula russa Salyut 1 torna-se a primeira estação espacial permanente.

1975 - Trabalhadores agrícolas ocupam uma quinta na Azambuja, que dará lugar à Cooperativa Agrícola Torre Bela.

1981 - A ASDI, Ação Social-democrata Independente de Sousa Franco, nascida de uma cisão no PPD-PSD, apresenta o primeiro projeto de revisão constitucional.

1982 -- Tem início o mandato de Jorge Nuno Pinto da Costa como presidente do FC Porto.

1984 -- É promulgada a Lei de despenalização do aborto.

- Morre, aos 56 anos, Fernando de Mello Moser, investigador, catedrático da Faculdade de Letras de Lisboa, Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública e da Ordem do Império Britânico.

1986 - Morre o cineasta Otto Preminger, aos 80 anos.

1990 - O Presidente da República Mário Soares veta a Lei da Alta Autoridade para a Comunicação Social.

1992 - O escritor português José Cardoso Pires recebe o Astrolábio de Ouro, Prémio Internazionale Último, de Itália, pelo conjunto da obra.

1993 - A jornalista Diana Andringa ganha o Prémio Fundação Luso-americana para o Desenvolvimento, com a reportagem televisiva "O Cônsul Injustiçado", sobre o diplomata Aristides Sousa Mendes.

1994 -- Morre, com 81 anos, Richard Nixon, presidente dos EUA entre 1969 e 1974.

1999 -- Guerra do Kosovo. A Comissão Europeia decreta o embargo petrolífero à Jugoslávia.

2000 - Rebeldes islamitas do grupo de Abu Sayaf sequestram 21 pessoas na ilha filipina de Jolo.

2001 - Um comando pró-checheno assalta um hotel em Istambul, Turquia, e mantém sequestrados, durante mais de 12 horas, 120 pessoas.

2003 - A Comissão Europeia rejeita as propostas de reforma institucional apresentadas pelo presidente da Convenção, Valery Giscard D'Estaing.

- Toma posse o novo presidente do Tribunal Constitucional, Luís Nunes de Almeida.

2004 - A Assembleia da República conclui a VI Revisão Constitucional.

- O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e presidente da Câmara de Gondomar, Valentim Loureiro, é indiciado de 23 crimes, no âmbito do caso Apito Dourado.

2005 - Começa o XX Congresso do CDS-PP. Paulo Portas abandona a liderança do partido.

- O escritor espanhol Rafael Sãnchez Ferlosio, autor de "Andanças e Façanhas de Alfanhui", recebe o Prémio Cervantes.

- "Me at the Zoo", publicado por Jawed Karim, cofundador da plataforma social, é o primeiro vídeo do YouTube. É visto 17 milhões de vezes.

- Morre, com 93 anos, o ator britânico John Mills, 93 anos, óscar pelo desempenho em "A Filha de Ryan".

2006 - Os atletas Bruno Pais e Vanessa Fernandes conquistam as medalhas de prata e ouro, respetivamente, na etapa portuguesa da Taça da Europa de triatlo, no Estoril.

2007 -- Morre, com 76 anos, Boris Ieltsin, primeiro presidente da Rússia pós-soviética em 1991, o primeiro eleito democraticamente, depois da dissolução da URSS.

- Morre, com 73 anos, David e Halberstam, jornalista e escritor norte-americano, antigo correspondente de guerra do New York Times, autor de "The Best and The Brightest", sobre a guerra do Vietname, Prémio Pulitzer.

2009 -- O Governo aprova a proposta de lei que alarga de nove para 12 anos a escolaridade obrigatória e a universalidade da educação pré-escolar para as crianças a partir dos cinco anos.

2010 -- O primeiro-ministro grego, George Papandreou, oficializa o pedido de ajuda aos países da Zona Euro e ao Fundo Monetário Internacional. Ao todo a Grécia poderá receber até 45 mil milhões de euros: 30 mil milhões dos países da Zona Euro e 15 mil milhões do Fundo Monetário Internacional.

2012 -- O tribunal especial da Islândia iliba o ex-primeiro-ministro Geir Haarde de três das quatro acusações relacionadas com o colapso da banca islandesa em 2008. Haarde é apenas considerado culpado de não se ter reunido com os ministros do seu governo quando a situação se tornou crítica.

- Morre, aos 93 anos, LeRoy Walker, primeiro treinador negro da seleção olímpica norte-americana de atletismo e primeiro presidente negro do Comité Olímpico norte-americano.

2013 -- O Parlamento francês aprova o casamento civil e a adoção por casais homossexuais, o que torna a França no 14.º país do mundo a reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

2014 - Forças ucranianas "libertam" a cidade de Sviatoguirsk, tomada por separatistas pró-russos há vários dias.

- Alvaro García de Zúñiga, escritor, músico e encenador uruguaio que vivia em Portugal desde os anos 1990, morre aos 56 anos.

- Morre João Lopes Porto, fundador do CDS, ministro da Habitação e Obras Públicas do governo da Aliança Democrática e antigo diretor-geral da Metro do Porto. Tinha 70 anos.

2015 - O Conselho de Administração da Metro do Porto assina com o consórcio espanhol TMB -- Transports Metropolitans de Barcelona/Moventis o contrato que regula a subconcessão da operação e manutenção da rede por 10 anos.

- O Conselho de Ministros aprova a nova lei do álcool, proibindo o consumo de bebidas alcoólicas a todos os menores de 18 anos, independentemente do tipo de bebida.

- Morre José Girão Pereira, antigo eurodeputado do CDS e primeiro presidente da Câmara de Aveiro eleito após o 25 de Abril, aos 77 anos.

=================.

Este é o centésimo décimo terceiro dia do ano. Faltam 252 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: "A amizade sem humor não sabe ser tolerante". José Cardoso Pires (1925-99), escritor português.

Lusa/fim.