"Estas linhas de financiamento surgem completamente alinhadas com a estratégia do Governo, que visa melhorar o ambiente geral de empreendedorismo em Portugal", lançou Mário Centeno, durante a cerimónia de assinatura do protocolo, em Lisboa.

E destacou: "Para este Governo, os ganhos de competitividade que se pretendem atingir não se podem basear num modelo de baixos salários, mas têm que resultar de ganhos de produtividade, pois só uma competitividade baseada no aumento da produtividade assegura um crescimento sustentado e duradouro".

Segundo o governante, "para obter esses ganhos de produtividade é determinante o reforço da iniciativa empresarial - pelo que a indução de um fluxo contínuo de criação de novas empresas dinâmicas se torna num elemento central".

Centeno realçou que "uma das marcas deste Governo é agir", garantindo que o executivo "não ignora, nem esconde as dificuldades".

O ministro vincou que "os problemas não se escondem, enfrentam-se para poderem ser resolvidos".

O Banco Europeu de Investimento (BEI) contratualizou hoje com o BPI, CGD, BCP e Santander Totta um empréstimo total de 300 milhões de euros destinados a financiar projetos realizados por PME e 'mid caps' portuguesas.

O objetivo é "operacionalizar o programa do BEI para a criação do emprego e das 'start-ups' [empresas em início de atividade] em Portugal", informou a entidade, acrescentando que este projeto se insere no pilar financeiro do Plano de Investimento para a Europa.

Na primeira fase, cada um dos quatro bancos vai receber um empréstimo de 70 milhões de euros, num total de 280 milhões de euros, e numa fase posterior será disponibilizado um empréstimo adicional de 20 milhões de euros, perfazendo o montante global de 300 milhões de euros.

DN // CSJ

Lusa/fim