"Nos sete municípios de Pedrógão Grande os prejuízos foram estimados em valores superiores a 500 milhões de euros. Pela área geográfica agora atingida e pela violência do incêndio, não é difícil chegar à conclusão que estes prejuízos superarão muito largamente esse montante", disse Capoulas Santos, que falava aos jornalistas após uma reunião com presidentes de municípios do distrito de Leiria afetados pelos incêndios de domingo, na Marinha Grande.

O ministro sublinhou que, no incêndio de Pedrógão Grande, sete concelhos foram atingidos, sendo que agora há "mais de 30 municípios afetados".

Em declarações aos jornalistas, o ministro reiterou que os agricultores afetados pelo incêndio terão apoios à semelhança daqueles que foram disponibilizados aos produtores agrícolas atingidos pelos fogos de Góis e de Pedrógão Grande.

Também na área das florestas, o Estado vai reabilitar "aquilo que foi destruído" em relação à "floresta pública", sendo que, na floresta privada, serão concedidos apoios à reflorestação, que poderão ser de até 95% a fundo perdido no caso de particulares e de até 100% nos casos de entidades coletivas ou autarquias locais.

Além da reunião com os autarcas, Capoulas Santos visitou durante a manhã o Pinhal de Leiria.

Cerca de 80% desta mata nacional ardeu durante o incêndio de domingo.

JYGA // ROC

Lusa/Fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.