Em comunicado, o Hospital de Guimarães adiantou que o objetivo do projeto, implementado em 2013 e baseado na simplificação de processos e reorganização dos métodos de trabalho, tinha como principal objetivo "aumentar o nível de satisfação dos utentes, reduzindo as ausências dos processos clínicos nos atos de prestação de cuidados de saúde".

As mudanças levadas a cabo, além da melhoria da produtividade e da poupança pecuniária, originaram uma diminuição "drástica" das reclamações internas e em 2016 não houve qualquer reclamação externa (por parte de utentes) quanto ao funcionamento do serviço de Arquivo.

"Movimentar um volume médio de 4 mil processos clínicos por dia, sem erros ou falhas, era uma tarefa quase que impossível, em 2013", explica no texto o responsável pelo Arquivo Clínico do Hospital, Eliseu Carvalho.

"Por essa razão era comum a ausência dos processos para as consultas médicas, para os exames e cirurgias, originando o cancelamento ou adiamento destes atos assistenciais. Ao nível interno também existiam reclamações de outros serviços por atrasos na atualização dos processos, na sua apresentação na altura em que eram necessários e no tratamento dos mesmos, com consequências negativas ao nível da faturação e respetivo financiamento do Hospital, na ocupação desnecessária de muitos espaços para arquivo e finalmente, e não menos importante, na própria desmotivação dos colaboradores do Arquivo Clínico", explanou.

Com o novo método, passados quatro anos, "é possível constatar que os objetivos de melhoria propostos foram não só atingidos, como superados".

Entre os objetivos, aponta o comunicado, "o número de processos não enviados para consultas reduziu na ordem dos 96%, os níveis de motivação e espírito de equipa dos colaboradores elevaram sendo que, desde 2013, houve uma diminuição de 82% na taxa de absentismo".

Segundo o responsável, "o nível de satisfação dos doentes é hoje uma realidade, tendo deixado de existir reclamações desde fevereiro de 2015".

O Hospital de Guimarães adianta ainda que já estão em implementação projetos semelhantes na Área do Controlo de Negócio (Contabilidade, Faturação, Sistemas de Informação) e também no Serviço de Cirurgia Geral.

JYCR // MSP

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