"Em relação ao corte dos 10% creio que as coisas estão bem encaminhadas. É uma possibilidade real", afirmou o líder comunista no final de uma arruada de apoio ao candidato da CDU à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Mário David Soares.

Questionado sobre as negociações com o Governo do OE2018, Jerónimo de Sousa mostrou-se otimista em relação ao que são os 'assuntos chave' reclamados pelos comunistas.

"Da nossa parte ainda estamos numa fase de exame comum. Desde 2015 que andámos a lutar para pôr fim a um corte inaceitável e injusto para os desempregados, vítimas de um corte de 10% no subsídio de desemprego ao fim de uns certos meses de desemprego", disse.

Da parte do Governo, afirmou, "houve uma abertura e consideração positiva em relação a essa matéria".

Por isso, acrescentou, se o PS mantiver essa posição "será mais um passo na valorização dos direitos e rendimentos dos desempregados".

Escusando-se a traçar cenários de desacordo com os socialistas nesta matéria, Jerónimo de Sousa argumentou que "neste processo e nesta fase de exame comum não cabe o tudo ou nada" e defendeu que a "persistência, determinação e a razão acabam sempre por prevalecer".

Como exemplo, Jerónimo de Sousa lembrou a "luta de dois anos" pelo aumento das pensões e das reformas e a questão da gratuitidade dos manuais escolares para as crianças do 1.º Ciclo como "fruto da persistência" comunista.

"É neste quadro que estamos, continuando nesta linha de reposição de rendimentos e de direitos que, tal como o Governo assumiu, permitiu uma evolução da nossa economia no sentido positivo, logo é um caminho a aprofundar e não a ser interrompido", sublinhou.

JYFO // VAM

Lusa/fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.