João Pedro Matos Fernandes, que abordou o tema à margem de uma visita às obras do Metro do Porto em Modivas, Vila do Conde, confirmou que o Tribunal de Contas colocou algumas questões sobre este processo, mas garantiu que tal "não vai condicionar a operação".

"Ao contrário do que foi noticiado, o Tribunal não pediu mais elementos nem garantias. O que quis saber, mais do que questões jurídicas, foi uma certeza económico-financeira relativamente ao contributo do Estado e das autarquias, para sustentabilidade da empresa", disse o ministro.

Os contratos entre o Governo e os municípios para a transferência da gestão da transportadora para a égide da Área Metropolitana do Porto, e, posteriormente, para seis municípios, já estão assinados, mas o processo tem vindo a sofrer alguns atrasos.

"É natural que o Tribunal de Contas faça algumas perguntas, pois esta é uma operação que nunca se fez em Portugal. Mas, não querendo interferir nas decisões do Tribunal, não creio que isso vá condicionar o processo. Estamos confiantes de que o visto virá", apontou João Pedro Matos Fernandes.

O governante partilhou que nas próximas duas semanas serão entregues no Tribunal de Contas todos os esclarecimentos pedidos.

"Não são perguntas difíceis, mas é algo que demora o seu tempo a responder. Sei que está marcada, para a próxima semana, uma reunião entre todas as partes para começarmos a juntar os elementos, e creio que na outra semana terão as questões respondidas", afirmou o Ministro do Ambiente.

JPYG // MSP

Lusa/fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.