O novo álbum, cujo 'single' de apresentação é "Fado fantasma", um poema de Nuno Miguel Guedes interpretado na melodia do fado triplicado, de José Marques, é constituído por 12 temas, quatro deles assinados por Telmo Pires, alguns inéditos, um tema de António Variações, "Ao passar por Braga abaixo", e recriações do repertório de Amália Rodrigues, como "As mãos que trago", de Cecília Meirelles, com música de Alain Oulman.

"Um álbum com o qual desejo apresentar-me e dar-me a conhecer de forma mais alargada em Portugal", disse à Lusa o fadista que, atualmente, realiza uma digressão pela Alemanha.

Neste seu segundo álbum gravado em Portugal, Telmo Pires é acompanhado pelos músicos Fernando Silva e Sandro Costa, na guitarra portuguesa, Cajé Garcia, na viola, Frederico Gato, na viola baixo, Jorge Carreiro, no contrabaixo, e Davide Zaccaria em percussão, viola e violoncelo.

Amadeu Magalhães participa no tema de António Variações, com concertina e bombo, e Paolo Massamatici, em oboé, em "Desfeito", de Telmo Pires e David Zacaria.

O CD é editado em Portugal, no dia 19 de fevereiro e, internacionalmente, em março, disse o fadista, que realçou o trabalho da "ótima equipa" que voltou a juntar.

Três dos temas assinados por Telmo Pires são interpretados nas melodias tradicionais do Fado Vianinha, de Francisco Viana, "Pode ser", do Fado Versículo, de Alfredo Marceneiro, "No meu olhar", e no Fado Bailado, também de Marceneiro, "Silêncio no meu coração".

Davide Zacaria musicou "Desfeito", também assinado por Telmo Pires, e ainda "Amanhã no mar", de Tiago Espírito Santo.

A dupla Jorge Fernando e Custódio Castelo assina "Ausente", e o outro poema inédito, "Amor escondido", de Daniel Costa-Lourenço, é interpretado no Fado Alfacinha, de Jaime Santos.

"Ser fado" sucede a "Fado promessa", de 2013, e é o quarto álbum da carreira do fadista, que começou a interessar-se pelo fado através dos discos de Amália Rodrigues e de Carlos do Carmo, que os pais possuíam.

Referindo-se à opção pelo fado, Telmo Pires afirmou que "era um sonho que acalentava há muito".

NL // MAG

Lusa/Fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.