No âmbito da comemoração do Dia Municipal do Bombeiro, o vereador da Segurança e Proteção Civil na Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Castro, considerou hoje que a Alta de Lisboa "era um dos pontos da cidade mais críticos" para se "acorrer com rapidez".

"E [o quartel] já está em fase de construção. Dentro de meses estará concluído e dentro de poucas semanas arrancará a construção do novo quartel do Martim Moniz", informou aquele responsável, recordando que os bombeiros da capital contam ainda com cinco novas viaturas e houve aprovação, "há poucas semanas, da aquisição de dez novas viaturas de combate a incêndios urbanos".

Carlos Castro afirmou, também, que há 48 recrutas para a formação de cerca de um ano, com vista a tornarem-se tornarem bombeiros profissionais, e que foram escolhidos de cerca de 700 candidatos.

"Naturalmente, há um processo de seleção e é preciso perceber que não é qualquer pessoa que pode ser bombeiro profissional", explicou o vereador, indicando a "seleção muito rigorosa" feita para serem escolhidos os candidatos com as adequadas "aptidões físicas e psíquicas" para uma "profissão de risco".

Segundo o vereador, já foi aberto "um novo concurso para 50 recrutas".

"Nós temos, como é sabido, uma lacuna do ponto de vista dos recursos humanos. Estamos a fazer este grande investimento" nesta área, ao "mesmo tempo que estamos a construir novos quartéis", resumiu.

O Dia Municipal do Bombeiro foi assinalado na Rua do Carmo, frente aos antigos armazéns do Grandella, onde a 25 de agosto de 1988 deflagrou aquele que é tido como o maior incêndio urbano do país.

Junto do emblemático edifício do Chiado foram lembradas as vítimas deste fogo, nomeadamente um bombeiro, com a colocação de uma coroa de flores.

Na cerimónia marcaram presença representantes do poder local, das forças de segurança e vários membros do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa.

PL // JLG

Lusa/fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.