Na resposta, António Costa sublinhou que, de acordo com a lei, cabe ao Banco de Portugal e ao Tribunal de Contas proporem dois nomes para o CFP, mas o poder final de nomeação cabe ao Governo e escusou-se a adiantar a Pedro Passos Coelho as explicações que nem estas entidades independentes lhe pediram.

"Nós bem sabemos que 'quem se mete com o PS leva', quem se mete com o Governo leva", criticou Passos Coelho, no debate quinzenal no parlamento, acusando o "PS de lidar mal com as instituições independentes e agora lidar mal com o parlamento, a quem entende não dever satisfações".

O primeiro-ministro apontou que o Conselho das Finanças Públicas "tem o mérito de ter falhado todas as previsões", referência que mereceu aplausos de deputados socialistas, e garantiu que "este governo não vê as entidades independentes como forças de bloqueio".

"Não vemos o Conselho de Finanças Públicas como Vossa Excelência viu o Tribunal Constitucional", ripostou Costa.

As intervenções de Passos Coelho - que não falou nos dois últimos debates quinzenais - e de António Costa foram sendo interrompidas por apupos e apartes das várias bancadas, tendo sido audível o grito "esteja caladinho" por duas vezes durante as perguntas do líder do PSD.

SMA // ZO

Lusa/fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.