De acordo com João Pedro Matos Fernandes, "são obras não a pensar no que aconteceu ontem, mas a pensar no que pode vir a acontecer amanhã".

"É mesmo importante fazermos estas coisas com a antecedência possível sabendo que o mar não nos vai deixar, e temos mesmo de estar sempre atentos ao que é a evolução", sublinhou o ministro que falava na Estação Litoral de Aguda, concelho de Vila Nova de Gaia.

O conjunto de intervenções constituem ações prioritárias para a defesa costeira, sendo que a costa Norte enfrenta problemas de erosão, nomeadamente a subida da linha máxima preia-mar de águas vivas e equinociais que provocam galgamentos e o emagrecimento das praias balneares.

Estas intervenções, a decorrer entre 2016 e 2019 na zona costeira entre Caminha e Espinho, preveem a reabilitação de esporões, reconstituição dunar, demolições em Domínio Público Marítimo, construções de Ecovias, ordenamento de áreas de estacionamento e recuperação de passadiços.

De acordo com o ministro, o Plano de Ação para o Litoral Norte foi desenhado a duas escalas: "Uma escala de plano de ação, que foi o nosso compromisso, com cerca de 32 milhões de euros de investimento para os próximos três anos, e na escala que é o próprio Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC)".

O POOC "deixa claro uma coisa muito importante, é que os fundos comunitários do próximo ciclo têm que continuar a contemplar a existência de verbas para a adaptação às alterações climáticas", considerou o ministro.

"Passou o tempo de fazer obras duras no litoral, temos mesmo que nos adaptar e a cada ano sermos capazes de intervir para que a linha de costa não recue e possamos segurar não só o território enquanto território, mas a riqueza deste ecossistema de fronteira que é o litoral", acrescentou.

De acordo com o diretor regional da Agência Portuguesa do Ambiente/Administração da Região Hidrográfica do Norte (APA/ARH do Norte), das 30 intervenções previstas, quatro já estão em curso, estando previsto que até ao final deste ano esse número possa aumentar para dez.

Antes da apresentação do Plano de Ação para o Litoral Norte, João Pedro Matos Fernandes visitou intervenções de proteção do litoral na zona envolvente à Capela de Paramos, em Espinho, e nas praias da Granja e Valadares, Vila Nova de Gaia.

PM // SMA

Lusa/fim